Geral

Dia de Finados: Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça prestará orientações de combate ao Aedes Aegypti

Dia de Finados: Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça prestará orientações de combate ao Aedes Aegypti
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Equipe estará nos cemitérios do município durante todo o dia.

A equipe da Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça estará nos cemitérios no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, para orientar a população quanto aos cuidados para combate ao mosquito da dengue.

Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia Satiro Zanette, a intenção é divulgar dicas de cuidados para evitar a formação de focos do mosquito Aedes Aegypti nestes locais. “Os cemitérios são pontos estratégicos e monitorados regularmente pela agente de endemias. Em função do aumento na quantidade de flores e outros arranjos depositados nessa época do ano, é necessário redobrar os cuidados. Se os responsáveis pela manutenção de túmulos não adotarem medidas de prevenção à dengue, os cemitérios podem se tornar criadouros de larvas do Aedes Aegypti”, conta.

Para orientar a população a equipe de Vigilância Sanitária, juntamente com a Agente de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde, estarão nos acessos principais dos cemitérios localizados no Centro e no distrito de Estação Cocal.

Entre as orientações para quem pretende levar flores aos cemitérios, Patrícia lembra que é necessário retirar a embalagem plástica que envolve os ramos e, nos pratos que ficam sob os vasos, colocar areia até a borda para evitar o depósito de água ou eliminar o uso dos mesmos. “Combater o mosquito Aedes Aegypti é a melhor estratégia para evitar a dengue, bem como a febre do chikungunya e a zika, que também são transmitidas por ele. É preciso combater o vetor, eliminando ou adequando depósitos e recipientes que possam acumular água parada, servindo como potenciais criadouros e, com isso, evitando o estabelecimento de focos”, finaliza.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo