Saúde

Dia do Farmacêutico: a importância deste profissional para as pessoas

Dia do Farmacêutico: a importância deste profissional para as pessoas
Gabriela Recco

Ela é farmacêutica formada há 11 anos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), além de ser bioquímica, especialista em Diagnóstico Laboratorial pela PUC (RS), e estar finalizando uma pós-graduação em Estética Avançada pela Unesc, de Criciúma. Denise Ferraz Tezza, proprietária da Drogaria Barato Popular, conta um pouco da sua história neste dia 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico.

“Sempre gostei de trabalhar em laboratório, é uma paixão. Com o tempo o dom foi se desenvolvendo, fui fazendo atendimentos, coletas, e me identifiquei com o laboratório na parte de análises clínicas e é o que amo fazer até hoje. A parte de farmácia iniciou há pouco tempo, mas eu sempre fiz os atendimentos no laboratório”, conta Denise que atua no Laboratório Preve.

Ela explica que um dos principais fatores de ter escolhido a área da saúde para atuar foi a questão do atendimento humanizado e da prestação de informação. “O meu trabalho, além de estar na parte técnica, é, também, fazer este atendimento. É passar a informação para as pessoas que nos procuram. O que me cativa trabalhar na área da saúde realmente é a diferença que a gente consegue fazer em passar a informação. Um simples detalhe que a gente passa para a pessoa, a gente consegue resolver um problema, aliviar uma dor”, descreve.

Confiança no trabalho

Atuando na Drogaria Barato Popular há um ano, ela explica que o principal objetivo é trabalhar com seriedade e ética. “Não é aquela história de só vender o remédio. Quero que o meu cliente confie em mim. O que o ganho com isso é o reconhecimento, é a confiança”, pontua Denise.

Ela explica que o farmacêutico é um profissional completo, que consegue fazer um atendimento inicial ao paciente que busca solução para o seu problema de saúde. “Aquele momento que o paciente não está muito bem, não está legal, ele procura primeiro um farmacêutico. E no laboratório Preve temos essa abertura, que muitos outros não tem. Que é disponibilizar a nossa atenção farmacêutica no laboratório, e foi isso que me motivou a ter a farmácia. A drogaria veio para agregar a atenção farmacêutica advinda do laboratório”, coloca.

Profissão exige muita dedicação

O principal desafio da profissão é a dedicação que exige, porque o farmacêutico tem muitas áreas para trabalhar. “É uma área em que tem muita novidade o tempo todo. Modifica o tempo inteiro. Por exemplo, nesta pandemia as pessoas querem informação, uma solução. Então, eles vêm no farmacêutico um profissional acessível para tirar essas dúvidas. Por isso a importância que estar o tempo todo estudando e se atualizando”, diz.

Sem o farmacêutico, Denise acredita que os consultórios médicos estariam cheios. “Basta ter vontade, se aperfeiçoar que a gente consegue solucionar problemas até mesmo antes de chegar ao médico. Aliás, se não houvesse o profissional farmacêutico, com certeza os consultórios estariam cheios”, coloca.

Quem vê Denise hoje atuando, buscando especializações e cursos para sempre melhor atender os clientes, nem imagina como foi o início da sua atuação profissional. “Trabalhei muito tempo de graça para aprender. Quando estudava, nas minhas férias, trabalhei no laboratório. Temos que ter humildade, saber que temos que primeiro aprender. O mercado de trabalho é diferente da faculdade, ela é o básico”, finaliza.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo