Desde a inauguração, Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça já realizou 150 ações ativas | Morro da Fumaça Notícias
Prefeitura segundo semestre letivo
Economia

Desde a inauguração, Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça já realizou 150 ações ativas

GUSTAVO MILIOLI / PMMF

Espaço presta consultoria, capacitações e orientações gratuitas a quem possui um negócio próprio.

Inaugurada em novembro de 2021, a Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça atingiu a marca de 150 ações ativas desde então. O foco do espaço está em prestar atendimento ao micro e pequeno empresário e contribuir com o desenvolvimento econômico do município.

RAC Selo
Centro médico São Roque
Posto Pellegrin
Costa Serviços Contábeis
Top Textil
Recco

Entre os serviços disponibilizados, estão informações para abertura de empresas, formalização de microempeendedores individuais (MEIs), emissão de guias, declaração anual do MEI, auxílio para a emissão de notas fiscais e orientação na parte burocrática e documental para processos licitatórios. Além disso, a sala também oferece cursos, capacitação e consultorias.

“A geração de empregos e renda passa diretamente pelo fomento ao empreendedorismo. Aqui, o cidadão recebe todo o apoio necessário para abrir o próprio negócio. Sabemos que a gestão de uma empresa, por si só, não é uma tarefa fácil, mas com uma ajuda especializada por trás, as chances de sucesso aumentam bastante”, explica o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo, coordenador do programa Desenvolve Morro da Fumaça.

Atualmente, a cidade tem um total de 2.026 empresas ativas, sendo 121 delas abertas em 2022. O tempo médio de abertura gira em torno de 21 horas. “Estamos trabalhando para diminuirmos ainda mais esse período, promovendo a desburocratização dos sistemas da prefeitura”, complementa Guollo.

A Sala do Empreendedor já prestou 48 consultorias gratuitas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No site da entidade, é possível ter acesso a cursos voltados à área, como administração financeira e marketing digital.

“Podemos encontrar conteúdos gratuitos muito bons na internet, e os cursos do Sebrae são a prova disso. Existem diversas ferramentas à disposição dos internautas que, ao serem usados da maneira correta, contribuem para o desenvolvimento do negócio”, observa Davi Cizeski Salvan, responsável pela Sala do Empreendedor. Ele informou que a maior parte dos atendimentos estão relacionados à dúvidas sobre a abertura de novas empresas. “O pessoal não sabe quais são os documentos necessários, os passos que precisam tomar. Nós pegamos eles pela mão e ensinamos tudo o que for preciso”, pontua.

Contato

A Sala do Empreendedor funciona na Sede Administrativa II, no Centro Comercial San Valentin, na Avenida Inocente Pagnan. Também há a opção de o atendimento ser por telefone e WhatsApp, pelo número: 3434-2235. O contato ainda pode ser realizado via Instagram.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cermoful
Topo