Geral

Defesa Civil: Frio intenso permanece até domingo

Defesa Civil: Frio intenso permanece até domingo
REDAÇÃO

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta tarde aviso para uma intensa massa de ar polar que provoca queda na faixa de 10°C na temperatura mínima seguido de frio intenso entre sexta-feira (05) a domingo (07). Neste período, segundo comunicado, as temperaturas mínimas ficam próximas aos 0°C, com extremos de -5°C nas áreas mais elevadas.

Há condições para formação de geada ampla nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí. Nas regiões do Litoral Sul, Grande Florianópolis Litorânea, Baixo/Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, as temperaturas mínimas ficam entre 0 a 10°C, com condições para geada apenas de forma pontual.

Nas rodovias serranas, as condições são favoráveis para formação de gelo na pista, principalmente na sexta e sábado, nas horas mais frias do dia. Entre sexta e sábado a sensação térmica fica entre -2 à -6°C em grande parte do estado durante o amanhecer, podendo chegar até -8°C em áreas mais elevadas do Planalto Sul e Meio Oeste

Recomendações da Defesa Civil

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar em rodovias nas áreas serranas, evite acelerar e desacelerar bruscamente, mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo