Educação

Cursos profissionalizantes iniciam nesta segunda-feira em Morro da Fumaça

Cursos profissionalizantes iniciam nesta segunda-feira em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Primeira Escola Móvel do Senai de Santa Catarina está montada na cidade. Inauguração ocorre às 18h30min.

A partir da noite desta segunda-feira, dia 12, 120 fumacenses estudarão na Escola Móvel do Senai. A primeira neste formato instalada em Santa Catarina. Até setembro, a estrutura receberá os alunos que estão distribuídos entre os cursos profissionalizantes de Costureiro Industrial, Soldador e Tecnologias Aplicadas na Indústria de Plásticos.

A cerimônia de inauguração, seguindo todos os protocolos de combate à pandemia, ocorre às 18h30min de segunda-feira.

A definição dos cursos saiu após encontro do prefeito Noi Coral e do vice Eduardo Sartor Guollo com representantes dos mais variados setores. “Este é um trabalho que irá permanecer, pois a nossa intenção é capacitar e colocar mão de obra de qualidade à disposição dos empresários instalados no município e aqueles que virão para cá. A cidade está bem localizada, ganhará as áreas industriais em breve, além de outras iniciativas que estamos tirando do papel e colocando em prática para o desenvolvimento de Morro da Fumaça”, salienta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

A Escola Móvel funcionará na Rua Prefeito Paulino Bif, no Centro da cidade. “Esta é mais uma etapa dos nossos projetos voltados ao desenvolvimento econômico de Morro da Fumaça. A parceria com o Senai já gera frutos e irá gerar muitos outros. Em setembro teremos estes 120 fumacenses capacitados atuando em nossa cidade”, comenta o prefeito Noi Coral.

A gerente executiva do Senai Regional Sul, Graziela da Silva Branco, se diz satisfeita com a parceria firmada com o município. “É uma grande satisfação para o Senai da Regional Sul inaugurar essa estrutura que está sendo modelo para o estado, reforçando nossa proposta de levar para os municípios soluções de qualificação profissional personalizadas de acordo com a vocação industrial local, formando com celeridade e qualidade novos profissionais para Morro da Fumaça. O prefeito Agenor e o vice Eduardo tem se demonstrado grandes entusiastas da educação profissional”, cita.

A estrutura

A estrutura é formada por uma unidade móvel de soldagem com uma sala de aula, dez boxes de soldagem, um box de acabamento e uma central de gás. Ainda há um sistema de exaustão da fumaça gerada nos processos de soldagem.

Já a unidade móvel de confecção industrial possui 30 máquinas de costura, do tipo overlock, galoneira, reta e para operações especiais, mesa de corte com a cortadora de tecido e todos os equipamentos necessários para a produção de roupas. “Ficamos impressionados com a estrutura montada pelo Senai em Morro da Fumaça. Os fumacenses inscritos nos cursos poderão desfrutar de um ótimo espaço, com excelentes equipamentos e salas de aula”, destaca o prefeito.

Para completar, há ainda a estrutura central formada por seis contêineres para sala de aula, recepção, secretaria e sanitários, duas tendas, piso de tablado acarpetado, com instalações elétricas e acesso à internet. A área total é de 300 metros quadrados.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo