Saúde

Curso de manobra de Heimlich para gestantes vira lei em Morro da Fumaça

Curso de manobra de Heimlich para gestantes vira lei em Morro da Fumaça
Gustavo Milioli / PMMF

Ensinamentos serão repassados pelas enfermeiras do município durante as consultas de pré-natal.

As gestantes de Morro da Fumaça, a partir de agora, passarão por um treinamento para aprender a realizar a manobra de Heimlich em bebês. O Projeto de Lei, sancionado pelo prefeito Noi Coral, visa levar o ensinamento às famílias durante as consultas de pré-natal na rede municipal de saúde.

As enfermeiras do município passaram pela primeira capacitação junto aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta terça-feira, 5. Elas terão o papel de mostrar às famílias como proceder em caso de obstrução de vias aéreas.

No Brasil, 15 bebês morrem engasgados a cada dia, apontam dados de 2022 da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBPA). “É um procedimento simples, mas que infelizmente muitos não sabem como executá-lo. A alta frequência deste tipo de ocorrência torna a lei ainda mais importante”, pontua Coral. “A prevenção sempre é o melhor remédio”, completa o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

O projeto foi protocolado pelo vereador Ricardo Pacagnan, que por anos trabalhou como agente do Samu e do Corpo de Bombeiros. Por perceber na prática a falta de informação entre a população, surgiu a ideia de intervir. “Neste tipo de situação, só quem está ao lado da criança pode salvar. Foi comprovado que a emergência não chega a tempo. Em três minutos sem respirar, o bebê já pode ter sequelas cerebrais. Em cinco minutos, o óbito é quase certo”, comenta.

Para levar a informação a toda a comunidade

O ideal é que sempre tenha alguém por perto de prontidão para atender. Além de passar os ensinamentos aos pais, o Governo Municipal almeja instruir toda a rede de apoio em volta da criança, incluindo tios, avós, padrinhos e vizinhos.

“É difícil o socorro chegar a tempo. Toda a rede de apoio precisa saber fazer a manobra de Heimlich. Na maioria das vezes, a mãe fica muito nervosa no momento e não consegue agir corretamente. Daí vem a importância do pai, do tio, da madrinha e do vizinho também conhecerem a técnica”, destaca Marijane Felippe, secretária do Sistema em Saúde de Morro da Fumaça. O município vai promover grandes encontros em parceria com o Samu e o Corpo de Bombeiros para levar o curso às comunidades.

Na manobra de Heimlich, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma do bebê engasgado, o que provoca uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas. “Nós, da equipe do Samu, fizemos essa capacitação para as enfermeiras que terão contato com as mamães durante o pré-natal. A manobra de desengasgo precisa ser feita com calma, apesar de ser uma hora tão desesperadora. A capacitação serve para isso”, afirma Danilo Viana, socorrista do Samu.

Como agir em caso de engasgos em recém-nascidos:

  • Posicionar o bebê de bruços em cima do seu braço, o qual deve estar apoiado na coxa, de modo que a mão sustente a cabeça do bebê pela mandíbula, sem comprimir partes moles ou obstruir o nariz da vítima. A cabeça do bebê deve estar mais inferior em relação ao tórax;
  • Devem ser feitas cinco pancadas vigorosas com a região palmar da mão entre as escápulas (no meio das costas);
  • Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões com os dedos médio e indicador sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos;
  • As manobras devem ser repetidas até que haja desobstrução (caso consiga ver o corpo estranho, retire da boca delicadamente) ou até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Curso de manobra de Heimlich para gestantes vira lei em Morro da Fumaça

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo