Geral

Curiosidade transformada em conhecimento na mostra do Programa A União Faz a Vida

Curiosidade transformada em conhecimento na mostra do Programa A União Faz a Vida
GIOVANA PEDROSO / SICREDI SUL

Alunos expuseram os projetos construídos durante o segundo semestre por meio do Programa de educação do Sicredi.

A cada semestre, os alunos que participam do Programa A União Faz a Vida, principal programa de educação do Sicredi, superam as expectativas da comunidade escolar com projetos criativos e cheios de conteúdo.

No segundo semestre de 2022 não foi diferente. O resultado de uma jornada que iniciou com perguntas na sala de aula, foi exposto na última quarta e quinta-feira, dias 07 e 08 de dezembro, pelos alunos da escola Pe. Paulo Pettruzzellis, no Bairro da Juventude, em Criciúma. No mês de novembro, a Mostra ocorreu na escola municipal José Réus, de Balneário Rincão, onde o Programa acontece desde o início deste ano.

Ao todo, foram 36 projetos de 36 turmas da educação infantil e ensino fundamental, nas duas instituições de ensino. Em Criciúma, um exemplo da curiosidade transformada em conhecimento pelos educandos, foi visto no projeto “Profissão dos sonhos”.

Nele, os alunos fizeram uma enquete que relacionou o jogador de futebol profissional como a profissão mais sonhada por eles. A expedição do projeto ocorreu no Estádio Heriberto Hülse. “Muitos educandos não conheciam o lugar. Foi uma experiência que eles não vão esquecer tão cedo”, conta a assessora de programas sociais da Sicredi Sul SC, Rafaela Trombim Maciel.

Já no Balneário Rincão, um dos temas propostos pelos alunos foi “Qual a importância da pesca para o nosso município?”. A partir disso, eles visitaram a plataforma e a colônia de pesca da cidade, entrevistaram pescadores e pesquisaram os tipos de peixes e instrumentos utilizados.

Programa deve ser ampliado em 2023 na região

O Programa A União Faz a Vida existe há 27 anos no país. Ao longo deste período, mais de 470 cidades foram alcançadas pela iniciativa e mais de 3,7 milhões de alunos foram impactados. No sul catarinense, o Programa foi implementado em 2017 na escola Pe. Paulo Pettruzzelis, e em 2022 chegou ao Balneário Rincão. “O comprometimento das escolas e alunos foi fundamental para que o programa crescesse nos últimos cinco anos. Só em Criciúma, saltamos de três para vinte turmas”, resgata a assessora Rafaela.

Os resultados obtidos regionalmente com a iniciativa, impulsionam a cooperativa Sicredi Sul SC a ampliá-lo. “Em 2023, há a intenção de estender o Programa para mais uma escola, possivelmente no município de Içara. Já estamos tratando disso com o governo municipal”, antecipa o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo