Esporte

A cultura do xadrez chega a Morro da Fumaça

A cultura do xadrez chega a Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Professor e técnico Evandro José dos Santos Bitencourt, multi campeão representando Criciúma, atuará no município.

Um tabuleiro, rei, rainha, estratégia e muita paciência até chegar ao xeque-mate. O jogo de xadrez tem angariado cada vez mais apaixonados ao longo dos últimos anos e agora chegará com força em Morro da Fumaça.

A prática do esporte no município será incentivada através da parceria entre o Departamento de Esportes com os professores Evandro José dos Santos Bitencourt e Karlus Valga Ricardo.

Bitencourt atuou como técnico de xadrez em Criciúma por sete anos, onde conquistou dois sul-americanos, sete brasileiros, 12 catarinenses, mais de 100 medalhas nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e nas Olimpíadas Estudantis (Olesc), entre outros. “Queremos implementar a cultura do xadrez em Morro da Fumaça por meio de um trabalho realizado nas escolas. Pretendemos com isso selecionar os destaques e participar de competições como a Olesc, entre outros”, salienta.

O prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo, recebeu os professores no gabinete para firmar a parceria. “O xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento, tomadas de decisões, entre outros benefícios, além disso, é mais uma oportunidade que os nossos jovens têm para aprender um novo esporte. Estamos felizes que o Evandro e o Karlus escolheram Morro da Fumaça para desenvolver este projeto. Serão muito bem acolhidos e com certeza a iniciativa será um sucesso”, enfatiza Eduardo.

Circuito Municipal de Xadrez

A ideia do Departamento Municipal de Esportes e dos professores é criar o Circuito Municipal de Xadrez, oportunizando, além da prática da modalidade, o intercâmbio de conhecimentos, a realização de palestras, entre outras iniciativas. “Este é mais um projeto que irá alavancar o esporte de Morro da Fumaça e também descobrir novos talentos, ainda mais com a vinda dos dois professores”, fala o diretor de Esportes, Carlos Sweder De Rochi.

O xadrez começará a ser levado a algumas escolas da Rede Municipal de Ensino em março deste ano. “É através destes eventos que garimpamos os talentos”, destaca Bitencourt que pratica xadrez há cerca de 20 anos.

Esporte ao alcance de todos

O professor Karlus Valga Ricardo, ressalta que o xadrez está cada vez mais ao alcance das pessoas, principalmente devido à internet. “Esta prática vem se tornando cada vez mais acessível com a melhora da tecnologia e com o surgimento de filmes e séries envolvendo a temática do xadrez. É um esporte de fácil aplicação e prática, boa relação de custo benefício e fácil acesso. O que será feito em Morro da Fumaça nada mais é que movimentar a modalidade no município levando os benefícios da prática do xadrez para todos os envolvidos”, salienta.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo