Geral

Cultura, integração e desenvolvimento pessoal marcam a 6ª formatura de capoeira e troca de cordas

Cultura, integração e desenvolvimento pessoal marcam a 6ª formatura de capoeira e troca de cordas
FERNANDA DE MAMAN / PMMF

Evento reuniu alunos e comunidade no Centro de Convivência Ignácio Mrotskoski.

Uma noite de música, movimento e integração marcou a 6ª formatura de capoeira e troca de cordas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Morro da Fumaça promovida nesta quinta-feira, 27 de novembro. A cerimônia celebrou não apenas a evolução técnica dos praticantes, mas também aspectos fundamentais trabalhados na oficina de capoeira, como disciplina, respeito, autoestima e trabalho em equipe.

O SCFV fumacense oferece oficinas de capoeira e muay thai, entre outras atividades, para crianças e adolescentes do município, sempre no contraturno escolar, promovendo o fortalecimento das relações familiares e comunitárias e estimulando a convivência e a troca de experiências entre os participantes.

Para a coordenadora de Assistência Social do município, Saionara Freitas, a celebração, marcada por cultura e emoção, reforça o valor social e educativo dessa manifestação cultural. “A formatura simboliza o crescimento e a evolução dos nossos participantes. A capoeira estreita vínculos, desenvolve valores e promove convivência. É gratificante ver o impacto desse trabalho na vida das crianças, adolescentes e suas famílias”, explica.

Acompanhando o evento, o vice-prefeito de Morro da Fumaça, Davi Pellegrin, destacou o papel do Serviço de Convivência. “O SCFV é um case de sucesso na promoção do desenvolvimento humano, cultural e social no município, pelo trabalho no fortalecimento de vínculos por meio de ações como as oficinas e demais atividades que promovem e que contribui para a formação cidadã dos participantes”.

O batizado e a troca de cordas foram conduzidos pelo professor Rafael Silvério (Mestre Esquilo), iniciou com uma roda de aquecimento e, em seguida, o batizado de capoeira dos alunos do SCFV. A cada parada da roda, os padrinhos e madrinhas entregavam a corda aos seus afilhados, simbolizando a evolução de cada um e cultivando laços de incentivo e apoio.

“A capoeira tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento pessoal e social das crianças e adolescentes atendidos, ampliando oportunidades de expressão e convivência”, ressalta a chefe da divisão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Renata Caetano. Também participaram do evento, a presidente da Câmara de Vereadores, Marijane Felippe, e os vereadores Jorgia Guglielmi, Silvana de Vasconcelos e Sulanor Enio de Freitas (Doquinha).

Topo