Variedades

Os cuidados com as luzes que embelezam no Natal

Os cuidados com as luzes que embelezam no Natal

Há poucos dias do Natal, é possível perceber muitas casas e praças enfeitadas com as luzes de Natal, os famosos pisca piscas. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados como a utilização prolongada desses ornamentos, pois o uso excessivo pode provocar aquecimento ou derretimento dos produtos e até mesmo um curto-circuito.

Os cuidados começam na hora da compra como destaca o Engenheiro Elétrico da Cermoful, Adelcio Cavagnoli. “Quando o aspecto é a segurança, na hora da compra o consumidor deve verificar, primeiramente, a que meio se destina o produto. Meio interno ou externo da casa. Para o uso externo há necessidade de ter-se a proteção quanto a respingos d’agua, já que muitas vezes a instalação fica sujeita a chuva. Verificar sempre se há o selo do Inmetro e/ou Procel”, coloca.

É comum as pessoas reaproveitarem essas iluminações de um ano para o outro e isso pode ser feito, desde que se verifique as condições do material utilizado. “Muitas vezes o material de decoração como fios e lâmpadas podem ser reaproveitados, porém, antes de utilizá-los leve em conta que as isolações dos fios estejam intactas sem cortes e não ressecados, e as lâmpadas estejam bem acopladas e em funcionamento”, ressalta Adelcio.

Não se pode esquecer também a atenção na hora da instalação destes materiais. “Sempre ao interagir com uma instalação elétrica esteja certo de que não há energia nos fios, assim, verifique através de dispositivos de medição, à ausência de tensão. Ao fazer esta verificação e as instalações utilize-se de luvas de proteção para trabalhos com eletricidade. Saiba que, as instalações elétricas devem estar protegidas por dispositivos de segurança através de disjuntores que protegem os circuitos internos e disjuntor diferencial residual, que atua sempre quando há detecção de fuga de corrente acima do valor nominal”, adverte o engenheiro.

Vale ressaltar que existem diferenças para instalação de iluminação no meio interior e exterior da casa como aponta Adelcio. “O que diferencia é a proteção a mais para o meio exterior, visto que a iluminação estará propicia a intempéries da natureza”.

O uso de adaptadores para ligar vários conjuntos decorativos em uma mesma tomada também pode causar problemas. “Não é correto o uso de adaptadores para a ligação de vários circuitos de iluminação e equipamentos de decoração a uma tomada. Isso porque poderá ocasionar uma sobrecarga na tomada ou dos fios e ocasionar aquecimento, gasto maior de energia, podendo levar a risco de incêndio na instalação”, explica Adelcio.

Para finalizar, o engenheiro dá uma dica para os que querem economizar na conta de luz. “Os consumidores podem optar pela tecnologia LED para a decoração natalina. São lâmpadas que aquecem pouco e consomem consideravelmente menos energia comparada às tradicionais”.

Angela Barbara Pereira

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo