Saúde

Crianças de seis a 11 meses devem tomar vacina contra sarampo, caxumba e rubéola

Crianças de seis a 11 meses devem tomar vacina contra sarampo, caxumba e rubéola
MARCIANO BORTOLIN / FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Doses são disponibilizadas em todas as salas de vacina de Morro da Fumaça.

O Governo Municipal de Morro da Fumaça, através da Vigilância Epidemiológica, e seguindo orientações do Ministério da Saúde, passa a disponibilizar a VTV, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, a todas as crianças de seis a 11 meses de idade. As doses estão disponíveis em todas as unidades com sala de vacina do município que ficam nos bairros Graziela, Jussara, Cohab, Centro, Naspolini e no distrito de Estação Cocal.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado.

Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Apresentando sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo