Saúde

Covid-19: Profissionais da saúde de Morro da Fumaça recebem atendimento psicológico

Covid-19: Profissionais da saúde de Morro da Fumaça recebem atendimento psicológico
GABRIELA RECCO

Engana-se quem pensa que os profissionais da saúde são imunes, que estão imunes à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Prova de que não são, é que diversos destes profissionais que estão na linha de frente já foram contaminados. Mas o risco não é só de contaminação, mas também psicológico pela pressão do dia a dia.

Por isso, os profissionais da Rede Municipal de Saúde de Morro da Fumaça estão recebendo atendimento psicológico. Quem ouve enfermeiros, médicos, técnicos, e todos os demais trabalhadores é a psicóloga Beatriz Volpato Gomes. “Este momento que estamos vivendo é muito delicado e desafiador para todas as pessoas e tem quem tem impacto melhor e impacto menor com tudo o que está acontecendo, mas é um momento que gera maior ansiedade estresse”, comenta.

Beatriz diz ainda que para o profissional da saúde, este impacto emocional acaba sendo um pouco maior porque eles estão em contato direto com pessoas. “Os pacientes, geralmente, estão com questões emocionais bem afloradas. Então precisa ter todo um cuidado e atenção, buscando fazer o melhor atendimento”, salienta.

Beatriz organizou um cronograma para realizar os atendimentos nas unidades de saúde do município. As sessões são individuais e caso se perceba a necessidade, são realizadas também em grupo.

A importância do atendimento

Ela explica que o atendimento psicológico aos profissionais consiste em dar um apoio. “É uma escuta, um acolhimento, um ambiente onde ele possa se escutar, possa se olhar, perceber o seu valor para que ele possa desenvolver o cuidado com o outro com ainda mais eficácias. Quando o profissional tem a oportunidade de falar sobre as angústias, as aflições e os desafios que ele está vivenciando, ele vai tomando consciência do que está acontecendo na vida dele, vai conseguindo também ter uma organização maior do que ele está sentindo e do que é preciso fazer para se sentir melhor e isso, consequentemente vai ter um impacto maior no atendimento que ele vai prestar para as pessoas. Se ele está se ouvindo, organizado emocionalmente, consegue ter uma atenção maior a estas pessoas. Isso gera um alívio, uma tranquilidade e um maior desempenho na vida profissional e melhor qualidade de vida”, enfatiza a psicóloga.

Olhar diferente

Para a psicóloga, a Covid-19 trouxe um olhar diferente. “Um olhar que talvez eles não tinham antes. Acredito que os profissionais foram entrando em contato com questões que não eram tão vistas, porque não eram vivenciadas. O estresse, ansiedade, sobrecarga vem aparecendo. Não só na vida profissional, mas também no pessoal. Estar no trabalho é até prazeroso para eles, mas pessoalmente tem dificuldade de enfrentar algumas coisas que surgiram neste momento ter uma pausa, olhar isso e ver que faz parte disso tudo, gera uma tranquilidade, um entendimento que é difícil mesmo e que eles podem olhar para tudo isso de forma diferente”, finaliza.

A secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe, ressalta que a assistência psicológica aos profissionais da saúde é mais uma ação do Governo Municipal de Morro da Fumaça durante esta pandemia. “A necessidade deste apoio se dá ao trabalho intenso que eles veem vivendo, com riscos de contaminação elevados e enfrentando situações adversas nunca vivenciadas. Precisamos cuidar de quem cuida”, enfatiza.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo