Saúde

Covid-19: “É emocionante”, diz primeiro vacinado em Morro da Fumaça

Covid-19: “É emocionante”, diz primeiro vacinado em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Durante início da imunização, trabalho dos profissionais da saúde foi destacado.

Lucas Bittencourt Fernandes, 28 anos. Médico. O profissional que atua desde o início da pandemia no Centro de Triagem ao Coronavírus foi o primeiro vacinado de Morro da Fumaça. “É emocionante. Agradeço o carinho e por terem me escolhido para ser o primeiro”, fala.

Após tomar a primeira dose ele disse que a vacina é uma luz no fim do túnel. “É uma ponta de esperança nesta pandemia”, cita.

A imunização na cidade teve início na tarde desta terça-feira, 19, e após vacinar todos os integrantes da equipe do Centro de Triagem, os profissionais do Samu, do pronto socorro e da ala de atendimento aos pacientes de Covid-19 do Hospital de Caridade São Roque também receberam a primeira dose.

O segundo vacinado da cidade foi o farmacêutico, Agenor Miranda Neto, de 25 anos, que também atua no Centro de Triagem desde o início da pandemia. Saber que a vacina chegaria na cidade nesta terça-feira, deixou o trabalho mais leve, segundo ele. “Torna o clima diferente. A gente já trabalha melhor porque diminui o nível de contaminação dos funcionários”, relata.

As doses foram aplicadas pela técnica de enfermagem e vacinadora, Larici Sartor Comicioli.

“A vacina traz esperança”, afirma Noi Coral

Mesmo a quantidade de doses recebida sendo inferior e insuficiente para atender a demanda, o prefeito Noi Coral, que acompanhou a vacinação, destaca que a vacina traz esperança. O prefeito ainda destacou o trabalho desempenhado pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia. “Só temos que agradecer a todos os profissionais de saúde. Pessoas que, enquanto muitos estavam relaxando nos cuidados, estavam atendendo. A nossa administração é muito grata. Já ouvi muitas frases sobre a vacina, mas eu prefiro dizer que é uma esperança. Graças a Deus ela chegou”, enfatiza.

Plano de Vacinação

O município segue o Plano de Vacinação sendo que neste primeiro momento são vacinados os profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia, como por exemplo, aqueles que atuam no Centro de Triagem, no pronto socorro e ala que atende pacientes de Covid-19 do Hospital de Caridade São Roque, do Samu e vacinadoras. “Nada mais justo que iniciar pelos profissionais da linha de frente. O ano passado foi muito difícil e vocês merecem todo o nosso reconhecimento. Muitas pessoas passaram pelas mãos de vocês e alguns, infelizmente, partiram e nós lamentamos muito por isso. São poucas doses, mas temos certeza que nos próximos meses toda a população pode estar imunizada”, falou o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo, se dirigindo aos profissionais.

Os profissionais são imunizados no próprio local de trabalho. Neste primeiro momento, Morro da Fumaça, assim como os outros municípios, recebeu a primeira dose. A segunda será enviada pela Secretaria de Estado da Saúde posteriormente. “É um momento histórico para a região e para Morro da Fumaça, pois a vacina traz esperança de que passaremos por esta pandemia. Somos gratos ao trabalho desempenhado por todos os profissionais de saúde de nosso município. O que podemos fazer para melhorar, é feito. O Governo Municipal está sempre buscando melhorias. A nossa gratidão pelo trabalho de cada um”, comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Da área da saúde, o presidente do Legislativo, que é psicólogo, Luciano Formentin, também acompanhou o início da vacinação. “Trabalho na área da saúde e sei que não é fácil. A pressão psicológica nos últimos meses é grande, mas só vimos elogios ao trabalho dos profissionais. Esperamos que nas próximas semanas cheguem mais vacinas para que todas as pessoas que precisam consigam ser imunizadas”, ressalta.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo