Esporte

Corridas de rua, como estará o cenário para 2021

Corridas de rua, como estará o cenário para 2021

Após um 2020 conturbado por conta da pandemia, quais poderão ser as novidades para o próximo ano?

O ano de 2020 foi extremamente conturbado para quem gosta de praticar a corrida de rua. Seja aos atletas de pelotão de elite ou mesmo os atletas comuns, todos sentiram falta das grandes provas do calendário de competições.

Algumas provas importantes do ano chegaram a ser realizadas antes do mês de março, mas a partir daí, tudo precisou ser alterado. Vamos tentar projetar o ano de 2021 e como algumas novidades poderão estar presentes na realização das grandes provas.

Todos nós já sabemos que o esporte deve sempre ser sinônimo de saúde, porém durante grande parte do ano não haviam condições de reunir atletas para competições de grande porte. A falta mais sentida no calendário, sem dúvidas, foi a São Silvestre, que após 95 anos ininterruptos, precisou ser adiada.

Adiamento da São Silvestre

Comumente, a tradicional prova, no calendário brasileiro de corridas de rua, ocorre no dia 31 de dezembro, porém precisou ter alteração em sua data, sendo assim postergada a edição de número 96 para o mês de julho de 2021. A organização do evento pretende realizar duas provas em 2021, portanto, tentarão também manter a edição 97 para o dia 31 de dezembro de 2021.

O principal desafio, mesmo que para o ano seguinte é saber as condições sobre o Coronavírus. Mesmo com vacinas em processo final de testes, ainda não há certeza de quando serão colocadas à disposição da população, sobretudo os atletas que vão disputar a tradicional corrida de rua.

Possíveis formas de retomada

Com um calendário bastante diferente do que estamos acostumados, chegou a hora de tentar descobrir como estas corridas poderão ser realizadas. Uma coisa que, logo de cara, podemos mencionar é que a probabilidade de redução no número de competidores é gigantesca, justamente para tentar cumprir novas normas de segurança com relação ao Coronavírus.

Ainda não será em 2020 que o ritmo da realização das provas irá se normalizar. Deve-se ter muita cautela com cada detalhe, para a segurança de todas as pessoas que se envolvem com esse tipo de evento. Assim, tanto funcionários quanto atletas e entusiastas, devem ter condições seguras para estarem presentes.

Desde o mês de outubro, alguns eventos testes estão sendo realizados para adequar as competições aos principais modos de prevenção à Covid-19. Veja a partir de agora algumas possíveis soluções para a retomada gradativa.

Provas menores podem ser uma primeira solução

Se as grandes provas ainda precisarão de tempo até encontrar a possibilidade de reunir uma grande quantidade de atletas, algumas provas menores poderão também ser uma válvula de escape, justamente por não terem tantos competidores. Essa questão ajuda a organizar os atletas em grupos menores e com uma maior chance de conseguir respeitar os protocolos de distanciamento social.

Outra questão muito importante, mesmo com essa diminuição é que os atletas respeitem cada uma das normas aplicadas nestes eventos teste. O ideal com relação ao número de competidores, é que o número total não passe de 200 pessoas, para que todas possam participar tranquilamente, com menores probabilidades de aglomerações.

Protocolos sanitários nas corridas de rua

Não podemos desvincular esse processo que tem sido cada vez mais frequente nas competições esportivas. Os protocolos de segurança, com relação à saúde, estão sendo tratados com ainda mais prioridade, já que a pandemia tem atingido atletas, além das pessoas que não praticam esportes.

Com isso, os custos das provas deverão ser maiores, já que os organizadores precisarão de um maior investimento para eventuais testagens de atletas, além de disponibilizar postos com álcool gel e outras formas de higienização aos atletas, para evitar qualquer tipo de possibilidade de contágio da doença.

Os custos também prometem ser mais elevados, pois precisarão de mais funcionários, para este tipo de suporte, ao testar atletas, aferir temperaturas e outras especificidades relacionadas com a prevenção ao vírus.

Possibilidade de vacina

Uma das coisas que pode motivar os corredores de rua a voltarem de maneira definitiva e a aderirem às competições de modo normal é a circulação de vacinas, que poderão dar uma maior margem de segurança para que todos estejam sem máscaras para realizar as provas.

As provas que mais preocupam, ainda, são as de maior distância para atletas de alto rendimento, pois o uso da máscara pode ser prejudicial, não só na questão de desempenho, como também pode até fazer com que o atleta venha a desmaiar, pela baixa oxigenação ao respirar. A utilização da máscara é mais adequado para provas menores, para quem realiza caminhadas.

Mesmo com alguns tipos de máscaras que minimizam um pouco essa perda de oxigenação, ainda faz com que haja apreensão e cuidado. Dessa forma, a única alternativa mais viável para dar uma maior margem de tranquilidade ainda são as vacinas, que seguem em fase de testes no Brasil. Somente assim as provas que reúnem milhares de pessoas poderão voltar ao seu ritmo quase que normal.

Expectativa geral sobre competições

Fechando o assunto, a expectativa, portanto, é que 2021 ainda seja um ano de readaptação. O calendário já se mostra mais apertado, por conta dos adiamentos ocorridos em 2020 e os organizadores terão de se desdobrar para seguir na busca de novas alternativas, para que não tenham um déficit muito elevado.

Há que se destacar também que a pandemia não acabou, assim, tudo ainda deve ser respeitado com relação ao distanciamento social, por isso ainda existem possibilidades de novos adiamentos e cancelamentos de provas.

A celebração do esporte ainda que sejam retomadas as provas, não poderá ser como de costume, com abraços, beijos e apertos de mão. Essas medidas sanitárias que foram mencionadas ao longo de todo o artigo ainda terão de ser seguidas à risca, para que a retomada siga de maneira gradativa.

É importante salientar mais uma vez que neste início de dezembro a condição da flexibilização tem regredido em diversos locais, como na capital paulista. O Brasil já registrou 42.095 mortes por Covid-19 e mais 1,24 milhão de casos confirmados da doença desde o início dos registros, com a pandemia.

Isso implica no recuo com relação a competições esportivas de rua. Então, fique sempre atento e faça sua parte, para que em breve, a retomada seja completa e sem sustos. E agora que você já sabe sobre todos os termos, fique de olho para realizar suas apostas esportivas da melhor maneira.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo