Corpo de Bombeiros traz dicas de cuidados com bebês durante a amamentação | Morro da Fumaça Notícias
Drogaria barato popular
Geral

Corpo de Bombeiros traz dicas de cuidados com bebês durante a amamentação

Manuela Silva / Imprensa 4º BBM

Desde 1991, entre os dias 1 e 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. A cada ano, um tema ou ângulo sobre essa questão é ressaltado para que as pessoas relembrem ou aprendam como o leite materno e a amamentação fazem a diferença na promoção à saúde da criança, no vínculo familiar e na educação.

No Brasil, além da exclusividade no primeiro semestre de vida, o Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, pois ela é a responsável por passar os nutrientes e anticorpos para a criança, protegendo contra infecções enquanto o sistema imunológico se desenvolve.

Layze Guollo
Sicredi
CE Davi
RAC Selo
Costa Serviços Contábeis
Recco

Na foto a soldado Camila Marcelo João e o pequeno Antônio reforçam a importância da amamentação em uma pausa no treinamento da mamãe.

Engasgamentos

Amamentar é natural, mas não é algo fácil. Os bebês já nascem sabendo sugar, porém o processo de sugar e de engolir, para alguns, pode levar mais tempo. Cada bebê é único, portanto, alguns podem apresentar menos dificuldades na hora de engolir e outros podem apresentar mais, ou seja, acaba sugando o leite rápido demais e não consegue engolir todo o leite que está em sua boca. Nesse caso, pode ocorrer o que chamamos de “afogamento com o leite”.

Esse tipo de engasgo é comum em crianças pequenas que não estão ingerindo o leite na posição correta, porém se a mãe notar que os engasgos são frequentes, é aconselhável conversar com um pediatra para que uma análise seja feita.

Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma, o segundo passo é fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, trouxemos um vídeo explicativo, feito pelo Tenente-Coronel Henrique, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina:

Passo a passo de como realizar a desobstrução

1) Encaixe o queixo da criança entre os dedos indicador e médio de modo que a boca fique entreaberta;
2) coloque o bebê de bruços, de forma que a barriga fique sobre um dos antebraços;
3) coloque as pernas do bebê de maneira que fiquem uma para cada lado do braço;
4) posicione a cabeça do bebê de modo que fique ligeiramente inclinada para baixo;
5) com a outra mão, dê 5 tapotagens (tapinhas leves) nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas até que ocorram sinais de desobstrução (choro ou tosse efetiva);

Se não obtiver sucesso, continue repetindo as ações e ligue 193!

Emergências

Nos casos de engasgamento ou afogamento após a primeira tentativa de desobstrução, os familiares devem acionar o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelo telefone 193. Lembre-se de manter a calma e passar os dados aos atendentes. Você deve falar qual a ocorrência, o enderenço completo com referência e responder aos questionamentos do bombeiro que atender a ligação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cermoful
Topo