Saúde

Coronavírus: fumacense que está em Hong Kong relata mudanças nos hábitos

Coronavírus: fumacense que está em Hong Kong relata mudanças nos hábitos
GABRIELA RECCO

A fumacense Daniela Rodrigues mora em Hong Kong, na Ásia, há um ano e meio. A farmacêutica mudou-se do Brasil para acompanhar o marido que é jogador de futebol. Ela falou com exclusividade ao Morro da Fumaça Notícias para contar um pouco das mudanças no dia a dia ocasionadas pelos coronavírus. Nesta terça-feira (28), Hong Kong anunciou restrição de circulação com a China continental por causa dos coronavírus.

“As pessoas estão com bastante medo, todos estão usando máscaras nas ruas, inclusive, está impossível encontrar máscaras e álcool para comprar. O governo suspendeu as aulas e fechou todos os lugares públicos, assim como todos os pontos turísticos. Eu estou evitando sair de casa. Vou apenas ao mercado”, conta Daniela.

Apesar de independente, Hong Kong faz parte do território chinês. Os coronavírus são um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo, conhecidos desde meados dos anos 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração

“Aqui em Hong Kong as coisas estão mais tranquilas comparadas ao meio da China. Meu marido continua treinando normalmente, e não pretendo deixar ele sozinho, por isso nem pensamos na hipótese de voltar ao Brasil”, coloca a moradora de Morro da Fumaça.

41 mortes na China

Em meados de janeiro a imprensa começou a reportar casos sobre um “misterioso vírus que causava problemas respiratórios”, tendo este vírus depois sido classificado com um coronavírus e chamado de 2019-nCoV. Inicialmente, 800 pessoas foram infectadas e houve 41 mortes na China, mas houve casos também no Japão, Tailândia, Coreia do Sul, França e Estados Unidos, todos associados a pessoas que haviam viajado para a China recentemente. Em 20 de janeiro a OMS estimava que o número de casos poderia estar próximo de dois mil.

Suspeita no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou hoje (28) o primeiro caso suspeito de coronavírus no país e elevou o nível de atenção para Alerta de Perigo Iminente para a presença do vírus no país. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada, em Belo Horizonte, em observação.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo