Variedades

Conheça a técnica japonesa de Kokedamas

Conheça a técnica japonesa de Kokedamas
Gabriela Recco

Você já ouviu falar em Kokedamas? É o cultivo de plantas feitas a partir de uma bola de musgo. É uma arte floral oriental originária do Japão criada há séculos. Traduzido do japonês, koke significa musgo e dama, bola. Em Morro da Fumaça, a farmacêutica Janaína Moledo, da “Kadō Kokedamas Kadō” apresenta a técnica que encanta pela sua beleza natural.

“Com os Kokedamas buscamos gerar uma experiência de contato com a natureza. O contato com as nossas mãos é essencial para saber quando há a necessidade de regar, transmitindo frescor e calma, gerando um vínculo entre a planta e o dono”, destaca Janaína, moradora do bairro Maccari.

O método de plantio é herdado do bonsai, que se destaca pela delicadeza escultural. “São muitas as possibilidades para cultivar e admirar. As mais usadas são bonsais, plantas ornamentais, flores e folhagens”, explica. Os kokedamas são feitos manualmente por isso é único e especial. Além disso, a versatilidade e originalidade dessa técnica permitem uma decoração diferente. “Na sua origem foram desenvolvidas para serem suspensas, porém, hoje ganharam espaço na decoração com vários tipos de suporte desde os mais rústicos até os mais requintados”, conta Janaína.

Ela descobriu a arte através dos seus estudos em medicina oriental e desde 2022 comercializa kokedamas. “Eu sempre fui muito ligada a natureza, em especial as plantas e animais. E a cultura oriental, principalmente, a japonesa, tem essa conexão e respeito a natureza. Então me interessei e comecei a fazer pra mim mesma e depois comercializar”, enfatiza.

Para conhecer mais sobre o trabalho acesse o Instagram

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo