Geral

Conheça os nomes mais registrados em Morro da Fumaça

Conheça os nomes mais registrados em Morro da Fumaça

Davi, de origem hebraica, lidera a lista dos meninos no Cartório de Registro Civil de Morro da Fumaça. Helena, Laura e Lívia ficaram empatadas na preferência da escolha pelos pais de meninas. Os nomes estão entre os mais escolhidos do Brasil no ano passado.

De acordo com o levantamento da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-BR), o nome Miguel foi o mais registrado nos cartórios de todo o país em 2017. Os nomes de Arthur e Davi aparecem em segundo e terceiro lugar. Para as mulheres, os três nomes que lideram o ranking nacional dos registros de nascimento são Alice, Valentina e Helena.

Mudança na naturalidade

A Lei Federal nº 13.484/17, referente ao Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN), deu condição aos pais de escolher a naturalidade da criança. Ela pode ser pelo local de residência da mãe, ou pelo seu local de nascimento, que era a única opção até o ano passado.

“Essa mudança para nossa cidade, especificamente, foi de grande valia, pois nossas crianças antes tinham como naturalidade mais comumente as cidades de Criciúma, Içara ou Tubarão, diminuindo assim o número de cidadãos fumacenses. A partir desta Lei cresceu muito o número de pais que fizeram a opção da naturalidade de seus filhos por Morro da Fumaça”, explica Júlia Tasso Barzan, titular do Cartório da cidade.

Arthur José Soares, nascido no último dia 28 de abril de 2017, foi a primeira criança a contar com a novidade, através da Medida Provisória 776/2017, que posteriormente seria transformada em Lei.

JORNALISTA GABRIELA RECCO

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo