Saúde

Como o uso excessivo de fones de ouvido pode prejudicar sua audição?

Como o uso excessivo de fones de ouvido pode prejudicar sua audição?

Com a crise do coronavírus, surgiu um novo meio de entretenimento entre os brasileiros: as chamadas “lives”, que ganharam espaço na TV, celulares e tablets.

Para que possa ouvir com melhor qualidade e evitar o ruído externo, fones de ouvido têm sido muito utilizados nesses eventos, principalmente entre as pessoas mais jovens.

Mas deve-se tomar cuidado em relação ao volume utilizado, diz a fonoaudióloga Viviane Ribeiro, da clínica Otoclinic Aparelhos Auditivos. Segundo ela, o ouvido pode aguentar de maneira contínua, sem problemas à audição, até 80 decibéis. Porém, o ideal seria que o indivíduo escutasse o som na metade de decibéis considerado seguro, a fim de garantir a integridade auditiva.

De acordo com a OMS, perto de 50% das pessoas entre 12 e 35 anos ouve música em volume que pode ser prejudicial à audição. A utilização prolongada dos fones de ouvido é capaz de causar efeitos irreversíveis.

Esse uso abusivo do fone de ouvido pode causar o zumbido, por exemplo. Segundo estudos, aproximadamente 28 milhões de pessoas no Brasil sofrem de zumbido no ouvido.

O zumbido pode ser um sintoma de perda de audição por exposição muito grande ao ruído, que pode se manifestar na cabeça e no ouvido como um chiado/apito contínuo ou intermitente.

Ao sentir um zumbido que não passa, será necessário procurar um médico especialista para a realizar uma avaliação geral, além de tentar mudar esse hábito auditivo para obter um melhor resultado. Caso já apresente algum tipo de perda de audição, esse especialista indicará o melhor tratamento para a sua saúde auditiva.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo