Economia

Como começar um estilo de vida de desperdício zero

Como começar um estilo de vida de desperdício zero
Por redação Morro da Fumaça Notícias

Você já pensou em ter zero desperdício, ativamente tentando reduzir sua pegada de carbono no mundo? Várias lojas e comércios já começaram e você também pode fazer na sua casa. Envolve mais do que simplesmente armazenar alimentos em potes recicláveis, comprar produtos frescos nos mercados de agricultores e reaproveitar a casca de frutas. É um estilo de vida dedicado a cultivar experiências significativas e priorizar a sustentabilidade ambiental.

Talvez você tenha considerado isso. Mas sem conhecer o básico e obter alguma orientação, abandonar a sua dependência do plástico e as formas habituais de fazer compras, limpar e comer pode ser bastante intimidador. Antes de embarcar em sua própria jornada de desperdício zero, é importante ter uma compreensão do estilo de vida das pessoas que o vivenciam diariamente. Veja as principais dicas abaixo.

O desperdício zero

É provável que você tenha ouvido as palavras antes, mas talvez não conheça o acordo todo. Um estilo de vida sem desperdício não é simplesmente comer bem e eliminar seus pertences de plástico — envolve a adoção de uma abordagem mais cuidadosa e minimalista da vida. O desperdício zero tem como objetivo eliminar tanto lixo doméstico quanto possível. Em última análise, isso se traduz em uma vida simples e mais rica, baseada na experiência e não nas coisas.

Um estudo publicado na revista científica norte-americana Science Advances em 2017 descobriu que 91% do plástico no mundo não é reciclado, e cerca de 79% chega aos aterros sanitários ou a outras partes do meio ambiente. Se essas taxas de reciclagem e consumo continuarem, cerca de 12.000 toneladas de resíduos plásticos lotarão os aterros até 2050, estimam os pesquisadores. Ou seja, qualquer  pouquinho de lixo que você puder reduzir na sua casa ajudará.

Como começar

Chegar a um acordo com a quantidade de lixo prejudicial que você produz diariamente pode ser avassalador, então a chave é começar pequeno e trabalhar para atingir suas metas de sustentabilidade maiores. Como vários veteranos com desperdício zero me enfatizaram, “ninguém perde nada da noite para o dia”. Mas há passos que você pode tomar para facilitar o estilo de vida.

1. Mantenha os “4Rs” em mente

Os 4Rs são as quatro regras que qualquer um que queira começar um estilo de vida de desperdício zero deve começar. Recusar o que você não precisa. Reduzir o que você precisa. Reutilizar o que você consome. E reciclar o que você não pode reduzir ou reutilizar..

2. Aprenda a dizer não às pequenas coisas

Seja um cartão de visita em uma reunião, um canudo em um restaurante, uma sacola plástica na loja ou uma caneta descartável de uma conferência, reconhecer e negar o desperdício — não importa quão pequeno seja — é crucial. Da próxima vez que alguém lhe entregar algo, pense. Você realmente precisa disso?.

3. Comece a comer comida de verdade

Quando se trata da cozinha, é aconselhável reduzir os alimentos processados ​​e abraçarem o que é natural. Comece a comer alimentos de verdade, como frutas, vegetais e qualquer coisa que não venha em uma embalagem. Enquanto você ainda pode comer biscoitos ou outros produtos industriais, o segredo é fazê-lo com muito menos frequência.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo