Educação

Comitiva da Unesc reforça contatos e estabelece novas parcerias em Brasília

Comitiva da Unesc reforça contatos e estabelece novas parcerias em Brasília
ASSESSORIA UNESC

Pró-reitora Gisele Coelho Lopes lidera grupo que cumpre extensa agenda na Capital Federal.

A semana está sendo de intensos contatos para a Unesc, em especial no que diz respeito ao Movimento Empresa Júnior (MEJ) e à Agência de Desenvolvimento, Inovação, Transferência e Tecnologia (Aditt). Representantes da gestão da Universidade e lideranças estudantis estão em Brasília em extensa agenda de apresentação de projetos desenvolvidos na Instituição e convites para apoio aos trabalhos.

Após um dia intenso na terça-feira, nesta quarta-feira (22/9), o grupo, liderado pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, esteve na Secretaria Executiva de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, no Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), , onde teve a oportunidade de apresentar pessoalmente os projetos ao ministro Marcos Pontes, nos gabinetes das deputadas federais Carmem Zanotto e Angela Amin, dos deputados Pedro Uczai e Daniel Freitas e dos senadores Jorginho Melo e Esperidião Amin.

Conforme a pró-reitora, os projetos apresentados pelos próprios acadêmicos, como as lideranças do MEJ da Unesc e do Diretório Central dos Estudantes (DCE), foram recebidos com entusiasmo na capital federal. “Estamos recebendo forte apoio dos deputados do Sul e senadores em prol do movimento de inovação e empreendedorismo na Universidade. Temos a certeza de que nossas lideranças políticas estão engajadas conosco nestas causas”, apontou.

De acordo com Gisele, esta é a primeira vez que a Universidade leva à Brasília as lideranças estudantis para que vivenciem a dinâmica do maior centro de decisões políticas do país. “Tenho convicção de que foram dois dias de muito aprendizado para eles e todos nós. Foi muito importante para o desenvolvimento dos nossos estudantes a experiência de poder vivenciar todo esse cenário de Brasília e a forma como os poderes funcionam”, acrescentou.

Para o presidente do MEJ Unesc, Cassiano Farias, a oportunidade de estar em Brasília, da ótica estudantil, foi inenarrável. “É uma felicidade muito grande estar ao lado das lideranças da Universidade nessa experiência. Foi ressignificador. Ter a oportunidade de acompanhar essa dinâmica da Instituição, articulando e buscando parcerias, é muito importante. Tenho certeza de que todos nós sairemos daqui maiores. Vamos retornar com ainda mais ânimo para incentivar que os estudantes se mobilizem nos movimentos da Universidade”, garantiu.

Entre os resultados obtidos nos encontros esteve a decisão do deputado Pedro Uczai de aportar recursos para potencializar o projeto Inova Jovem, que leva lições de empreendedorismo e inovação para estudantes do Ensino Médio ou que ainda não tenham ingressado na graduação. “Eu reafirmo, não só como professor e educador de uma das universidades comunitárias de Santa Catarina, mas como agente público, que Universidade Comunitária transforma as regiões nas quais está inserida, transforma a vida da juventude e tem responsabilidade com o desenvolvimento local e regional”, destacou.

Participaram ainda da comitiva o assessor da Aditt, Christian Engelmann, o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, o presidente do DCE, Douglas Leffa, o presidente da Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção, a PRO Consultoria Jr, Thiago Watanabe, além do vereador e professor Nícola Martins, apoiador do Movimento, do assessor institucional da Acafe, Adriano Rodrigues e seu representante na Unesc, Marcos Machado. Ao longo dos dois dias de visitas, acompanharam a comitiva também a deputada federal Geovânia de Sá e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fabio Zabot Holthausen, com quem a equipe pôde trocar experiências e vislumbrar novas possibilidades de atuação em prol do empreendedorismo e da inovação no meio estudantil.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo