Economia

Comerciantes de Morro da Fumaça se reinventam para manter vendas em meio à pandemia

Comerciantes de Morro da Fumaça se reinventam para manter vendas em meio à pandemia
GABRIELA RECCO

O fechamento do comércio desde a segunda quinzena de março atingiu em cheio a programação de muitas lojas. Em Morro da Fumaça não foi diferente. A pandemia do Coronavírus/Covid-19 fez com que muitos lojistas precisassem se reinventar neste momento de crise.

“Tivemos que nos reinventar, ser criativos na oferta de preços, com serviço de tele entrega, sempre com toda a segurança possível. Mas nada comparável com dia de portas abertas. Percebemos até uma certa procura, principalmente, pessoas querendo presentear, e conseguimos atender levando a máquina de cartão até o cliente. É uma nova experiência”, explica Luciana da Soler, da By Lú Moda Feminina.

Comerciantes de Morro da Fumaça se reinventam para manter vendas em meio à pandemia

A comerciante Bruna Carvalho, da Baiuquinha Kids, coloca que essa situação pegou todos de surpresa, criando um pânico entre as pessoas. “Procurei respeitar nas primeiras semanas esse isolamento porque lidamos com crianças, deixando passar o período do susto. Mas porta fechada não vende. Fomos nos reinventando, e a pandemia trouxe isso. A possibilidade de sair da zona de conforto e pensar estratégias para a reabertura do comércio e como superar tudo isso”, coloca Bruna.

Falta de mercadorias

Bruna conta que essa semana, com a troca da temperatura, já foi procurada por muitos clientes, e tem trabalhado com sistema de entrega, sempre usando máscaras e higienizando as mãos.

Comerciantes de Morro da Fumaça se reinventam para manter vendas em meio à pandemia

“Agora começamos a enfrentar um outro problema. As empresas pararam, deram férias coletivas, e estavam no meio da produção de outuno/inverno. Já tivemos pedidos cancelados e outros que não receberemos 100% das mercadorias, porque não teve mão de obra para fabricar. As fábricas já estão começando a produzir peças para o verão, e não podem voltar a produzir para o inverno”, alerta.

Novas oportunidades

O presidente da CDL de Morro da Fumaça, Claiton da Silva, coloca que o comerciante tem vivido momentos de angústia, mas buscando sempre superação. “A crise meio que obriga o comércio a se reinventar para manter o funcionamento. Sempre buscando novas maneiras de vender, o lojista aproveita o momento para abrir, também, novas oportunidades”, pontua.

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