Variedades

Com resgate às origens, Morro da Fumaça abre a Maggiofest

Com resgate às origens, Morro da Fumaça abre a Maggiofest

Morro da Fumaça abriu na noite desta sexta-feira, 18, a Maggiofest, que celebra os 56 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento segue até domingo, 20, data do aniversário. Após a abertura oficial, os Amici Della Polenta, de Urussanga abrilhantaram a festa com o tradicional tombo da polenta que foi distribuída ao público presente.

O prefeito Noi Coral enfatizou a união do povo em prol de uma cidade cada vez melhor. “Queremos que as conquistas da comunidade cresçam a cada dia, demonstrando que nós fazemos o amanhã. Não só no dia 20 de maio, mas em todos os outros, vamos nos dar as mãos, vamos nos unir. Vamos amar Morro da Fumaça cada dia mais, vamos respeitar o próximo, porque com ações como estas, faremos uma cidade mais justa, mais próspera, mais bonita”, comenta.

O prefeito ainda destacou o aniversário de 114 anos de colonização do distrito de Estação Cocal. “O nosso distrito também é muito importante para Morro da Fumaça e é até mais antigo que a própria sede. Parabéns a cada um integrante da comunidade que contribui com o desenvolvimento de nossa terra”, fala.

Outra atração, que atraiu os olhares dos fumacenses foi a Casa da Nona, montada ao lado da estrutura e que estará aberta para visitação durante toda a festa. A preparação do local ficou a cargo da Coordenação de Assistência Social. “Ela foi planejada com muito carinho. Tudo feito por artesãos da nossa terra. Venham para a nossa festa e conheçam a Casa da Nona”, salienta a coordenadora de Assistência Social, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.

Diversas atrações estarão presentes no palco montado na rua XV de Novembro, no Centro da cidade. Ao todo, a estrutura possui cerca de 1,1 mil metros quadrados e ainda abriga estandes com integrantes da agricultura familiar da cidade, Olaria das Artes, além de órgãos do Governo Municipal. A gastronomia também estará presente com a comercialização de diversos pratos.

O vice-prefeito Eduardo Guollo agradeceu cada uma das pessoas que contribuíram para a realização do evento. “Obrigado aos agricultores familiares, à Olaria das Artes, aos integrantes do Governo. A cada um que contribui com a Maggiofest. Optamos por realizar esta festa porque não devemos deixar as nossas memórias se apagarem. Por isso a Casa da Nona, a polenta”, pontua.

A festa continua neste sábado, 19, com a abertura de exposições a partir das 8h30min. Apresentações culturais, como grupos de dança acontecem no decorrer do dia. “Contamos com a presença de cada um durante os dias de festa”, fala o Diretor de Esportes e Turismo e presidente da comissão organizadora, Carlos Sweder de Rochi.

Dia do aniversário

Às 9h de domingo, a Paróquia São Roque recebe a Missa de Ação de Graças pela passagem dos 56 anos de emancipação de Morro da Fumaça, seguido de almoço no salão paroquial, promovido pelo Lions Clube e que terá a verba revertida para a construção do Centro do Idoso.

Às 15h, é a vez da apresentação da Dona Maricotinha, em homenagem às mães pela passagem do seu dia.

MARCIANO BORTOLIN

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo