Geral

“Com consórcios fortalecidos, os municípios vencerão os desafios”, salienta Noi Coral

"Com consórcios fortalecidos, os municípios vencerão os desafios", salienta Noi Coral
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Fala do prefeito de Morro da Fumaça foi durante encontro no Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisam-Sul).

Marco na história de Morro da Fumaça, a municipalização do abastecimento de água, e a consequente criação do Samae, segue transformando a vida da população. A ampliação e melhoria da rede de água é constante e agora o município trabalha no projeto de saneamento básico, outra ação que ficará marcada na cidade.

A importância do trabalho realizado em benefício dos fumacenses foi destacado pelo prefeito Noi Coral, durante assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisam-Sul). São 22 municípios consorciados que vêm tendo benefícios com o consórcio. Este é um modelo que os municípios precisam se adequar. Se unir para vencer os desafios, principalmente de universalização da água e do esgoto”, comentou.

Durante o encontro, o prefeito ressaltou ainda a importância dos consórcios. “Temos o Cisam-Sul, no saneamento básico, o Cirsures, nos resíduos sólidos, o Cis-Amrec, na saúde, o Cincatarina, voltado às compras e que gera economia aos municípios, iniciativas que unem as cidades e contribuem com o desenvolvimento da região”, fala.

Coral lembrou ainda que o Samae de Morro da Fumaça se tornou referência no Sul do estado e que agora faz a licitação para o projeto do esgoto sanitário. “Nos próximos anos começaremos as obras com recursos próprios, além de conversar com Funasa e parlamentares também na busca de recursos”, completou o prefeito.

O planejamento do saneamento básico é para os próximos 20 anos e envolve investimentos no abastecimento de água, na rede de esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos. O documento está disponível para consulta pública no site oficial do Município: www.morrodafumaca.sc.gov.br e do Samae: www.samaemf.sc.gov.br. os fumacenses podem ainda dar as suas sugestões.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo