Política

Com Câmara Itinerante e Tribuna Livre, Robinho quer Legislativo mais perto da população

Com Câmara Itinerante e Tribuna Livre, Robinho quer Legislativo mais perto da população
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

Robinho quer fazer uma gestão democrática e aproximar os trabalhos do Legislativo da população incentivando a participação popular e das comunidades.

O novo presidente da Câmara de Morro da Fumaça, Robson Francisconi, o Robinho, iniciou seus trabalhos no dia primeiro de janeiro, quando tomou posse junto com a nova Mesa Diretora responsável pela gestão do Legislativo fumacense em 2022. Além de Robinho como presidente, a nova Mesa Diretora conta com o vice-presidente Laenio da Silva (MDB), primeira secretária Jorgia Guglielmi (PSDB) e segundo secretário Alison Felix Bertan (PSD).

Um dos principais objetivos de Robinho à frente da gestão do Legislativo fumacense é aproximar a Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça dos cidadãos fumacenses, incentivando a participação popular. Uma das ideias para promover a participação da população é a “Câmara Itinerante” que pretende levar as Sessões Ordinárias do Legislativo para outros bairros.  Segundo Robinho, que também é o autor da proposta que criou o “Banco de Ideias Legislativas” em 2021, a sua gestão em 2022 será a mais democrática possível.

“A ideia é promover o deslocamento do Poder Legislativo para as áreas urbanas e rurais, visando à aproximação entre os cidadãos e os seus representantes, além de concretizar a participação política direta, concedendo direito de palavra à comunidade para elaborar solicitações, inserir sugestões ou registrar reclamações, bem como buscar soluções para os problemas de cada localidade com a participação dos moradores, ouvindo suas reivindicações e acompanhar a efetivação das propostas e expectativas da comunidade, registradas em cada reunião” afirma o presidente do Legislativo, Robinho.

O presidente do Legislativo, Robson Francisconi, também pretende aprimorar a Tribuna Livre em 2022, ampliando a participação da comunidade em geral nas Sessões Ordinárias.  “A Tribuna Livre é uma ferramenta que na prática deveria servir para fortalecer a democracia, porém atualmente há burocracias que dificultam a participação de quem quer que seja. A ideia é aperfeiçoar o espaço, definindo novas regras que facilite a participação de todos os fumacenses, inclusive nas Sessões Ordinárias da “Câmara Itinerante”, quando forem realizadas em outras comunidades”, explica.

Na gestão de Robinho também deverá ser lançado o Plano de Comunicação que pretende explorar novos meios para publicidade dos trabalhos da Câmara de Morro da Fumaça e também estabelecer os critérios para divulgação dos trabalhos realizados no Legislativo. “Acredito que a Câmara de Morro da Fumaça será uma das pioneiras a adotar um Plano de Comunicação no sul de Santa Catarina, para garantir que os meios já utilizados hoje sejam mantidos e que novas ferramentas sejam criadas com ajuda dos vereadores. É uma forma também de garantir que os princípios da impessoalidade e publicidade tenham melhor efetividade”, argumenta.

A busca por um novo espaço

Uma das principais lutas de Robinho será para garantir que uma nova Câmara de Vereadores saia do papel, para que os vereadores e comunidade tenham uma estrutura segura que comporte outras reuniões. “A nossa atual estrutura é muito antiga, além disso os vereadores estão produzindo mais e há necessidade em diversas ocasiões de receber pessoas da comunidade. O atual plenário não comporta os vereadores e população como necessário. Na última Sessão Ordinária de 2021 muitas pessoas ficaram em pé. Além disso, a estrutura também é utilizada para outras reuniões dos vereadores e também da própria sociedade, como algumas reuniões dos conselhos existentes na cidade”, afirma Robinho.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo