Política

Com aprovação de projetos, Legislativo fumacense não contará mais com votações secretas

Com aprovação de projetos, Legislativo fumacense não contará mais com votações secretas
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

A urna utilizada nos últimos 59 anos no Legislativo fumacense em votações secretas será aposentada com aprovação das emendas supressivas em Sessão Ordinária.

Foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 17, a Emendas Supressiva ao Regimento Interno nº 01/2021 e a Emenda Supressiva à Lei Orgânica nº 01/2021, que suprimem todas as modalidades de votação secreta, previstas no Regimento Interno e na Lei Orgânica Municipal. Os dois projetos são assinados pelo presidente do Legislativo de Morro da Fumaça, Luciano Formentin Pereira (PSL) e dos vereadores Ricardo Guedin (PP), Ricardo Pacagnan da Rocha (PP), Robson Francisconi (PP) e Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP).

Atualmente o voto secreto é exercido no julgamento das contas do Executivo e na cassação do mandato de Prefeito, Vice-Prefeito ou Vereador, seguindo o Regimento Interno. “Queria parabenizar os nove vereadores que votaram a favor da supressão dos votos secretos. Nós temos que dar exemplo antes de cobrar transparência dos nossos representantes estaduais e federais, precisamos ser transparentes da forma como votamos no Legislativo”, afirmou a vereadora Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP) durante a Palavra Livre.

O presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, Luciano Formentin Pereira (PSL)  afirmou que o fim da votação secreta representa uma vitória para cada cidadão da cidade que sempre cobrou e buscou mais transparência do Legislativo. “Não há motivos para esconder como votamos ou como pensamos. Os vereadores precisam demonstrar sua opinião, o que pensam sobre os assuntos que são votados. Somos eleitos como representantes e muitos nos acompanham, querem saber como estamos trabalhando. Transparência é o mínimo que a população espera de nós”, comentou Formentin.

A última votação secreta que aconteceu no Legislativo fumacense foi no dia 6 de junho. Na ocasião foi votado e aprovado, com um voto contra, as contas do prefeito Agenor Coral referentes ao exercício no ano de 2019. As emendas supressivas passam a valer imediatamente e pela primeira vez em 59 anos da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça não existirá mais votações secretas.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo