Geral

Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal

Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal

Quem passa pelo distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, não consegue deixar de se maravilhar com o minucioso trabalho de tecido e crochê manualmente costurado nas árvores. O trabalho é fruto de muito amor e dedicação de um grupo de mulheres da comunidade, as Crocheteiras de Estação Cocal. Este é o segundo ano que elas colorem com artesanato as árvores tornando um lugar singular na região.

A técnica “yarn bombing”, ou bombardeio de fios, consiste em decorar a cidade com peças de crochê e tricô para trazer mais cor e alegria. Em viagem, uma das crocheteiras conheceu o movimento de arte urbana, começou a reunir as mulheres da comunidade que já crochetavam e aliaram a técnica ao movimento Paz na Estação. Este movimento tem como princípio de que um lugar bem cuidado e agradável de se viver, gera mais segurança e maior qualidade de vida e na prática já é visível o resultado.

“Neste ano, confeccionamos aproximadamente 3.500 peças de tecido e crochê, três vezes mais que no ano anterior, que estão sendo utilizadas na decoração de natal. Nosso trabalho está replicando, repercutindo e sendo compartilhado nas redes sociais muito rapidamente. Estamos criando uma identidade artesanal de Estação Cocal, e já projetamos a comercialização de peças para o próximo ano”, destaca Silvana Harger uma das crocheteiras.

“Pensando na sustentabilidade, resolvemos aliar os crochês a restos de tecidos que seriam descartados pelas confecções do município, ainda temos doações de amigos e familiares para as lãs e linhas utilizados no crochê”, comenta a aposentada Dorizalda de Roche que participa do grupo.

Entrega para a comunidade

No domingo (3) o Grupo de Mulheres Crocheteiras reuniu a comunidade, autoridades municipais e apoiadores, em um charmoso e delicioso café colonial, para a entrega simbólica da contribuição para a decoração de natal na praça central da comunidade. E no próximo domingo (10), na praça central de Estação Cocal acontece a abertura oficial do 2º Natal da Paz com a chegada do Papai Noel, às 20 horas.

Jornalista Gabriela Recco

Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal Um colorido especial: Árvores enfeitadas com crochê para o Natal

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo