Saúde

Clínicas Integradas da Unesc: serviços de saúde gratuitos acompanhados de carinho e dedicação

Clínicas Integradas da Unesc: serviços de saúde gratuitos acompanhados de carinho e dedicação
ASSESSORIA UNESC

Susana agenda suas consultas na Universidade há mais de quatro anos, e também traz familiares.

Moradora de Criciúma, da localidade de Mina do Mato, Susana Geronimo encontrou na Unesc um lugar de cuidados e de carinhos. Ela usufrui recorrentemente dos serviços de saúde disponibilizados gratuitamente nas Clínicas Integradas da Universidade, há mais de quatro anos, e também traz familiares para atendimentos no local. A paciente conheceu o espaço em uma matéria de jornal, e logo agendou sua consulta na Clínica de Odontologia. Nesta sexta-feira (25/9) veio para a especialidade de Geriatria e mais uma vez saiu satisfeita.

Susana é uma das mais de 900 pessoas que utilizam os serviços da Clínica de Medicina todo mês, setor localizado dentro das Integradas. São 19 especialidades ofertadas de forma gratuita, entre Pediatria e Medicina do Adolecente, contemplando indivíduos entre 0 e 17 anos; Ginecologia; Geriatria, para pessoas com 60 anos ou mais, e outras áreas de atuação médica.

Dentro do espaço, os pacientes são atendidos por estudantes capacitados e acompanhados por um professor com experiência nos campos acadêmico e profissional. Para Susana, que também vem ao local para consultas na área de Gastroenterologia, Pneumologia e Nefrologia, ser atendida por um aluno da Unesc significa qualidade. “São excelentes. Como estudantes eles vão mais a fundo, são curiosos e questionam bastante. É uma investigação que muitas vezes não encontramos em outros serviços. Quando há qualquer dúvida sempre tem um professor, que é médico, pronto para auxiliar. O tempo de espera para a consulta, após o agendamento, também é rápido. Eu gosto”, enfatizou.

Clínicas Integradas da Unesc oferecem atendimentos em oito áreas da saúde

Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia são áreas da saúde contempladas dentro das Clínicas Integradas. Os atendimentos são gratuitos à toda a comunidade.

Ao todo, no segundo semestre de 2019, foram registrados 63.028 atendimentos, e 39.604 pacientes seguem com cadastros ativos de prontuários:

Medicina: 5.386 consultas;

Fisioterapia: 6.660 atendimentos

Psicologia: 4.014 atendimentos;

Farmácia Solidária: 6.727 pacientes contemplados e mais de R$ 720 mil em medicamentos doados;

Farmácia Escola: 20.022 atendimentos;

Nutrição: 534 atendimentos;

Enfermagem: 12.297 atendimentos

Odontologia: 3.764 atendimentos;

Biomedicina 284 atendimentos;

SOS Unesc: 255 atendimentos.

Para agendar uma consulta é necessário entrar em contato via WhatsApp institucional da Unesc, no número (48) 3431.2654, ou pelo telefone 3431.2532. Ao ligar, é obrigatório informar o número do CPF e do cartão do SUS (Sistema único de Saúde), assim como apresentá-los no dia da consulta, junto a um documento com foto. No agendamento de algumas especialidades é necessário o encaminhamento médico. A informação pode ser encontrada em Unesc.net/clinicas.

Protocolos garantem a segurança

Assim como quem visita outros espaços do campus, é possível perceber que as Clínicas Integradas seguem os protocolos de segurança vigentes e regulados pelo poder público, além de ativos elaborados pela Universidade. A Unesc conta com um Comitê de Biossegurança, integrado por especialistas em saúde pública que construíram regulamentações em conformidade com a expertise e tecnologias desenvolvidas na Instituição.

Somando-se a isso, as consultas e atendimentos foram remanejados para que não tenha aglomerações, espaçando os horários de atendimentos e com uma estrutura individualizada em cada laboratório, ambulatório, salas de atendimentos e outros espaços.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo