Geral

Cinco décadas de história eternizadas no museu da Fumacense Alimentos

Cinco décadas de história eternizadas no museu da Fumacense Alimentos
ASSESSORIA DE IMPRENSA

Colaboradores da empresa conheceram o espaço inaugurado no início da semana passada. Local também é aberto para a comunidade.

Uma história de sucesso construída por várias mãos ao longo de 50 anos. É isso que o museu da Fumacense Alimentos, inaugurado no início desta semana, representa para colaboradores da empresa e do Grupo EZOS, que puderam prestigiar o espaço pela primeira vez. Em um lugar que resgata as memórias da Fumacense, os funcionários conheceram todos os detalhes dessa história de forma física e audiovisual.

Com 35 anos acompanhando diariamente o crescimento da empresa, o colaborador Valdir Bittencourt Fortunato se emocionou ao visitar o museu. “A história da Fumacense é a história da minha vida. Tantos anos aqui dentro, vi aqui várias coisas que eu já conhecia, outras tive a oportunidade de conhecer. Realmente o espaço é muito bonito”, salienta Fortunato.

Criado para resgatar a cultura da empresa, o museu busca, principalmente, atender os funcionários. “Além de ser um espaço histórico, eles podem comprar os produtos, levar para casa e mostrar para as famílias o que produzem na Fumacense”, conta o gestor Ricardo Regado, diretor do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do grupo econômico EZOS, do qual a Fumacense Alimentos faz parte.

A comunidade também é convidada para conferir o museu por meio de visitas agendas. A ideia é criar um calendário de visitação anual para escolas, entidades e população em geral.

A contribuição do colaborador

Além de todo projeto arquitetônico do local – que carrega características da indústria, como o caminho de grãos de arroz gravado no chão e telhas metálicas onduladas que remetem aos tradicionais silos de arroz – o espaço também conta com a exposição de um material muito especial, construído pelas mãos de um colaborador.

Um dos objetos em destaque no museu é a maquete da matriz da empresa em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. O projeto foi criado pelo líder de produção da Fumacense Alimentos, Kleiton Dagostin Vargas, colaborador há 17 anos. Com tantos anos de casa, ele conhece bem não só a história, como também toda estrutura da matriz.

“Me pediram para construir uma maquete funcional sobre o processo de produção aqui dentro da empresa. Optei por fazer em acrílico e foram surgindo outras ideias, como cada setor ficar com uma cor em destaque. E ainda temos muitas outras ideias para continuar incrementando a maquete”, explica Vargas.

Integração entre empresas

Assim como os funcionários da Fumacense Alimentos, os colaboradores do Centro de Serviços Compartilhados e das outras empresas do Grupo EZOS também visitaram o espaço e conheceram melhor a história da empresa.

É que desde outubro de 2020, a Fumacense se uniu a outros negócios já consolidados no mercado regional e passou fazer parte do grupo econômico EZOS, juntamente com a RisoVita, a JS Empreendimentos, o Criciúma Shopping e a Mark At Place.

Sobre a Fumacense Alimentos

Fumacense Alimentos é referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal. Atualmente, a empresa possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça/SC e ainda conta com duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo