Turismo

Cidades de Brasil para praticar capoeira

turismo de aventura

A capoeira é uma atividade física sim, mas a expressão mais brasileira que existe. A sua origem é africana, era uma luta que foi criada por escravos africanos no Brasil. É um arte marcial brasileiro que muitos confundem com um jogo ou ainda com uma dança, mas na verdade é uma luta que é praticada em diversas cidades de Brasil.

Na época da escravidão, a capoeira era proibida pelos donos dos escravos, pois o treinamento para essa prática era uma forma de defesa pessoal. Ainda assim, esta atividade continuou sendo praticada em cidades do Brasil e foi se espalhando pelo mundo, ao longo dos anos. Mas além da capoeira, outras manifestações de origem africana foram proibidas e perseguidas, como o jongo e o samba.

Se antigamente a capoeira era uma luta feita quase que rente ao chão, hoje em dia é uma prática mais acrobática que encanta a quem faz e a quem olha. Atualmente essa capoeira chamada regional tem regras específicas de um esporte.

A capoeira ganhou o mundo e cada vez são mais as pessoas que se sentem atraídas por esta prática esportiva. Muitos turistas chegam a Brasil e desejam participar de rodas de capoeira ou simplesmente querem olhar, pois é um belo espetáculo de movimento e música.

As rodas de capoeira acontecem em cidades de Brasil e também do mundo

São cada vez mais adeptos que se encantam com a capoeira. Esta arte marcial que mistura música e dança, já é uma prática que seduz aos turistas, que procuram onde poder assistir a rodas de capoeira. Muitos até querem aprender!

Hoje em dia a capoeira é considerada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. Esta manifestação cultural é interpretada como uma tradição, mas também pode ser definida como um esporte e como uma arte. Aqueles que praticam a capoeira devem ter com certeza uma grande destreza corporal, pois os movimentos da capoeira assim o exigem.

Um dos berços desta arte é Pernambuco, junto com o Rio de Janeiro e a Bahia. É, sem dúvidas, uma arte que conseguiu sobreviver ao tempo e é, sem dúvida nenhuma, uma manifestação cultural.

Aquelas pessoas que aprendem capoeira, devem aprender também a tocar um instrumento musical chamado berimbau, que tem um som muito característico.

Salvador, na Bahia, é uma das cidades onde as rodas de capoeira são mais frequentadas por turistas ávidos por curtirem a “dança” e a música desta arte. No Rio de Janeiro também há rodas de capoeira e muitas escolas onde poder aprender.

Na verdade, em qualquer canto do Brasil se formam rodas de capoeira, pois é uma das atividades físicas mais praticadas no país e é uma das atrações turísticas mais populares.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo