Colunistas

Chegou 2020 de eleições!!!

Chegou 2020 de eleições!!!

Estreamos o ano da eleição retomando a coluna semanal aqui do portal com o rescaldo positivo do ano passado em que este endereço atingiu a marca de “três milhões de acessos”. Dá para imaginar o que é isso? Para nós, que buscamos incessantemente uma avaliação do trabalho, uma marca espetacular. Há de se considerar o universo diretamente interessado, que é de uma cidade com algo em torno de 20 mil pessoas.

Neste universo, apesar da ausência sem fronteiras para o mundo da internet, só muita credibilidade permite chegar a uma marca assim em apenas três anos. Eis um indicador que não serve apenas para nós do portal estufar o peito, vale à cidade refletir sobre o quanto as pessoas estão ávidas por informação séria e como os costumes estão mudando. Conecte-se e Feliz Ano Novo. A gente tem muito o que tratar aqui.

Saldo da viagem

O prefeito Noi Coral literalmente viajou nas férias. Visitou quatro países da Europa, óbvio às suas próprias custas. Voltou confabulando com amigos sobre coisas que se vê lá e não são difíceis de implantar aqui. Não descobriu o negócio da China, mas reafirmou a constatação que qualquer um que viajar tem: o povo quer mais do que a mínima infraestrutura. Há um desejo universal que deve ser notado no último ano do mandato: a preocupação com a oferta de ambientes de lazer. Parques e praças são baratas e geram ampla satisfação. Não sei se geram votos. A “prefeitada” – que viaja ou não – parece crer que sim.

Linha Torrens

Sou meio “romântico” em algumas observações. Por isso anoto aqui o detalhe de uma obra que hoje vemos apenas como 3,5 km de asfalto. A ligação sede-Linha Torrens precisa ser tratada com seu poderio histórico. Me refiro ao fato de que foi por ela que a sede de Morro da Fumaça “desceu”. Isso mesmo, a sede atual está finalmente sendo ligada por asfalto à comunidade onde tudo nasceu. Isso merece mais do que o asfalto algum adorno histórico. O que exatamente não sei precisar, mas vale pensar.

Repicando aqui

Já aconteceu em 2016, e pode se repetir em 2020. A eleição de Forquilhinha pode interferir em Morro da Fumaça. Isso porque o PSD regional já teria deixado claro que a prioridade do partido é a eleição de José Claudio Gonçalves “Neguinho”, derrotado nas últimas três eleições em Forquilhinha. Com isso, as costuras de lá, podem interferir aqui. A conferir. A fonte é boa.

Sempre a cooperativa

A eleição para o Conselho Fiscal da Cermoful deve acontecer em março. A tendência é de que seja repetida a disputa em duas chapas. A “chapa 2” está se reestruturando depois da derrota inesperada em 2019, e deve contar com apoio do Paço Municipal. Já a “chapa 3”, que hoje forma o Conselho Fiscal, deverá tentar a reeleição e pode ter apoio de setores da diretoria da cooperativa. Sobre esta eleição escrevo mais na semana que vem.

Nos bastidores

O vereador Alison Felix Bertan (PL) assumiu a presidência da Câmara no dia 1º. Nos bastidores, comenta-se que tem encontrado dificuldades com os “pedidos” já feitos pelo MDB. A expectativa é pela nomeação de alguns cargos comissionados, incluindo, os assessores de bancada.

Por vir…

Outro assunto que já domina o meio político é a formação das comissões permanentes. Ela acontece no reinício dos trabalhos Legislativos, em fevereiro.

É do jogo

No período de interinidade no mês de dezembro, o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo, presidente do PP fumacense, preferiu ficar distante dos holofotes. Pode ser estratégia pensando na eleição de 2020.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo