Geral

Cermoful participa de seminário nacional sobre Reforma Tributária

Cermoful participa de seminário nacional sobre Reforma Tributária
KENIA PACHECO / CERMOFUL

A Cermoful Energia esteve presente na 5ª edição do Seminário Jurídico do Sistema OCB, realizado em Brasília. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de cooperativas de todo o país para debater os principais impactos da Reforma Tributária no setor cooperativista. Representando a Cermoful, participou o assessor jurídico Rafael Trento Ribeiro.

Conforme o presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, o diálogo técnico é fundamental para garantir que as cooperativas continuem crescendo com segurança jurídica. “Conversar com especialistas é muito importante para que as cooperativas possam continuar crescendo com segurança. Por isso, fazemos questão de manter nossa equipe atualizada sobre tudo o que muda e pode influenciar o nosso trabalho”, destacou Recco.

Promovido pelo Sistema OCB, o seminário é um dos principais espaços de discussão técnica e jurídica sobre o cooperativismo no Brasil. Em 2025, os temas abordaram os desdobramentos da reforma no que se refere ao novo modelo de tributos sobre consumo, com foco no IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e na CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), além das particularidades aplicadas às sociedades cooperativas.

De acordo com Rafael Trento Ribeiro, a participação no seminário foi importante. “A Reforma Tributária ainda está em construção e, nesse cenário, é essencial que estejamos atentos às discussões técnicas que envolvem as cooperativas. Só assim poderemos garantir os direitos do nosso setor e adaptar nossos processos de forma segura e eficiente”, afirmou o assessor jurídico.

Entre os destaques da programação estiveram palestras com foco direto nos aspectos tributários do novo sistema: “Regime Geral do IBS e da CBS: Princípios, Estrutura e Características”, com Bernard Appy (Secretário Extraordinário da Reforma Tributária), José Evande de Carvalho Araújo (Consultor da Câmara dos Deputados) e Vanessa Canado (pesquisadora do Insper); e “Regime Específico das Sociedades Cooperativas na Reforma Tributária”, apresentada pelo auditor-fiscal da Receita Federal, Roni Petterson Brito.

Topo