Colunistas

Cermoful dá exemplo

Cermoful dá exemplo

A Cermoful mostra que vive um novo momento. Ao lançar o edital de convocação da Assembleia Geral para o dia 20, e eleição para o Conselho Fiscal para 21 de março, abre três semanas para as chapas se prepararem. Recentemente na eleição da Coopera (Forquilhinha), o prazo foi de apenas duas semanas. Aqui, a Cermoful foi além. Diferentemente de lá, onde uma chapa precisou judicializar o processo para ter acesso a alguns dados, a direção da cooperativa de Morro da Fumaça simplesmente abriu estas informações e num clique qualquer cidadão tem acesso ao nome dos associados.

Revisão do estatuto

Na semana que passou foi formada uma comissão para discutir a reforma do estatuto da Cooperativa. Ainda não está bem claro o que realmente pode ser alterado, e os estudos não têm prazo fixo para encerrar. O presidente da Cermoful, Ricardo Bittencourt, afirma que este foi um compromisso assumido com o associado.

Polêmica

Uma das maiores polêmicas da Assembleia Geral da Cermoful será o pedido de autorização dos associados para a compra da Sede Social da Sociedade Morro da Fumaça Clube, no bairro Maccari. A cooperativa está disposta a pagar até R$ 1,7 milhão pelo local, mas há muita resistência, pois os associados entendem que o dinheiro poderia ser aplicado em outros projetos.

Único local de votação

Novamente neste ano a votação ficará concentrada na Escola Básica Princesa Isabel, no centro de Morro da Fumaça. Atualmente são 14.956 associados conforme divulgado no edital. Vale lembrar que na eleição para o Conselho de Administração em 2017 houve urna também no Bairro Presidente Vargas, já que a Cermoful atende Içara e Criciúma, além de pontos em Urussanga, Cocal do Sul e Pedras Grandes.

Pouco trabalho ou pouca divulgação?

A Cermoful lançou na sexta-feira, dia 28, o edital para Assembleia Geral e eleição do Conselho Fiscal da cooperativa. Tem sido reclamado por associados o que consideram a ausência de uma manifestação pública mais abrangente sobre o trabalho desenvolvido neste ano que passou. Ouço reações de que falta mais informação aos associados. A oposição deve usar como argumento de que isso é “pouco trabalho”. Havemos de lembrar que nos dois primeiros anos deste mandato do Conselho de Administração, o Conselho Fiscal foi oposição ferrenha.

Movimento da oposição

Embora não tenha “passado recibo” como diz o ditado, o atual Conselho Fiscal é sintonizado à administração da Cermoful. Neste cenário, indicam setores de oposição que a tendência é a construção de uma chapa de oposição com as digitais do Paço Municipal. A contadora Simone Almeida deve liderar este processo. A verdade, entretanto, é que a sua pretensão é concorrer à presidência do Conselho de Administração da cooperativa no ano que vem.

No Rádio

Eu estou todos os dias, de 7h às 10h no Programa João Paulo Messer, na rádio Eldorado AM 570 e FM 89,5, com estas e outras informações.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo