Kenia Pacheco / Cermoful
A crescente demanda por profissionais qualificados no setor de climatização tem impulsionado iniciativas de formação técnica em toda a região. Em Içara, uma dessas ações teve um sabor especial de conquista para a costureira Silvia Miguel Teixeira, de 49 anos. Ela foi uma das 20 pessoas que concluíram o curso de instalação de ar-condicionado promovido pela Cermoful Energia em parceria com a SATC Educação e Negócios. A entrega dos certificados aconteceu na Escola Quintino Folharini Dajori, no bairro Presidente Vargas, e marcou o encerramento de mais uma etapa do projeto de qualificação profissional da cooperativa.
“Quando surgiu o curso, quis logo me inscrever e entender um pouco mais sobre a instalação de ar-condicionado. O conhecimento é importante e pode ser usado em várias situações, até mesmo em casa”, contou Silvia, que já aplicou o que aprendeu ajudando a filha a desinstalar um aparelho e corrigindo o marido na instalação de tomadas. “Uso também na máquina de costura. A gente aprende e já aplica.”
Com carga horária de 20 horas, o curso foi oferecido exclusivamente a alunos e ex-alunos da escola que fossem associados da Cermoful ou seus dependentes. As aulas aconteceram no período noturno, entre 19h e 22h, com abordagem teórica e prática voltada à instalação, manutenção e limpeza de aparelhos.
Para a coordenadora de projetos sociais da Cermoful, Flávia Zaccaron, o curso também cumpre o papel de incentivar novos caminhos profissionais. “Uma nova turma já está sendo aberta, agora com foco em instalação elétrica residencial e predial. Nossa expectativa é expandir ainda mais esse modelo de capacitação, diante da procura e da necessidade por profissionais qualificados”, destacou.
Durante a solenidade, o vice-presidente da Cermoful Energia, Marcos Paulo Bertotti, enalteceu a iniciativa como oportunidade real de geração de renda. “A qualificação técnica abre portas e traz alternativas para o orçamento familiar. A Cermoful está muito feliz em poder contribuir com esse avanço para os nossos associados”, afirmou.
Já o diretor da escola, Itamar de Freitas, celebrou a realização de um antigo sonho. “Sempre imaginamos ver os ex-alunos retornando à escola para buscar mais conhecimento. É uma emoção grande entregar certificados para quem já passou por nossas salas de aula”, disse.
O presidente da Cermoful Energia, Rudy Recco, reforçou o compromisso da cooperativa com a educação e a inclusão produtiva. “Este curso é muito importante, oferece conhecimento na prática e abre a possibilidade de um novo mercado de trabalho para esses jovens. Nosso objetivo é sempre estar junto e presente na comunidade, oferecendo não só energia, mas também qualificação pessoal e profissional para os nossos associados”, concluiu.
