Geral

Cermoful comemora 59 anos ao lado da comunidade

Cermoful comemora 59 anos ao lado da comunidade
GABRIELA RECCO / FOTOS: ACERVO CERMOFUL

Cooperativa contribui para o desenvolvimento regional e prepara eventos para celebração.

Uma história de parceria com a comunidade completa 59 anos neste domingo, dia 13. É o aniversário da Cermoful Energia, que será marcado por diversas atrações. Fundada em novembro de 1963, a Cermoful tem um histórico de serviços prestados com o fornecimento de energia elétrica de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Sul de Santa Catarina.

Para comemorar, a Cermoful preparou uma série de atrações. Na sexta-feira (11), a partir das 19h30, será disputada a grande final da Copa Cermoful de Bocha. No sábado (12), às 9h, será dada a largada para o Passeio Ciclístico, com saída em frente à cooperativa. Na sequência, às 10h20, haverá troca de figurinhas da Copa do Mundo e do Harry Potter. A programação encerra no domingo (13), com a celebração da Missa de 59 anos na Igreja Matriz São Roque, às 8h.

Nas quase seis décadas de fundação, a Cermoful sempre se pautou pela qualidade do fornecimento de energia elétrica, a satisfação dos clientes e dos colaboradores, o equilíbrio econômico e o desenvolvimento social, econômico e ambiental da área de abrangência.

Conforme o presidente da Cermoful, Rudy Recco, a missão da cooperativa é fornecer energia elétrica com qualidade, segurança e tarifa justa. “Nosso trabalho é contribuir com o desenvolvimento regional sul-catarinense e principalmente estar lado a lado com a comunidade na nossa área de abrangência. Nós trabalhamos para ser referência na distribuição de energia elétrica no Sul catarinense”, disse Recco.

Programação

Sexta-feira, dia 11
19h30 – Final da Copa Cermoful de Bocha (cancha do Betinho)

Sábado, dia 12
9h – Passeio Ciclístico (sede da Cermoful)
10h20 – Troca de figurinhas da Copa do Mundo e do Harry Potter

Domingo, dia 13
8h – Celebração de Missa na Igreja Matriz São Roque

A história da Cermoful

A Cermoful foi fundada em uma quarta-feira, dia 13 de novembro de 1963, por um grupo de 97 pessoas, quando Morro da Fumaça recém havia se tornado município.

A Cooperativa de Eletrificação Rural de Morro da Fumaça surgiu a partir da Sociedade Força e Luz São Roque, que passava por dificuldades de manutenção do serviço. Com o passar dos anos, a situação da Cermoful melhorou e houve crescimento do número de associados.

A história da Cermoful passa pela instalação das primeiras redes de energia elétrica na área rural e pela criação dos primeiros sistemas de distribuição, nos anos 1960 e 1970.

Entre os anos 1980 e 1990 houve uma reestruturação e um aumento considerável no número de associados. Com novos equipamentos, a cooperativa passou a atender também indústrias. Foi intensificado o trabalho nos bairros e nas comunidades rurais, além da inauguração da sede própria.

Nos anos 1990, a Cermoful alcançou 100% de fornecimento de energia elétrica para a sua área de cobertura, chegando a todas as comunidades. Foram implantados novos alimentadores de energia e foi instalada a subestação da Celesc em Morro da Fumaça.

Nos anos 2000 houve a modernização de todos os setores da Cermoful, com investimentos no corpo técnico e treinamento de pessoal. Houve melhoria de frota e investimentos em equipamentos de alta tecnologia.

Em 2009, a Cermoful passou de cooperativa de eletrificação rural para Cooperativa Fumacense de Eletricidade e, em 2010, foi enquadrada como permissionária. Em contrato com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), foram estabelecidas regras sobre tarifa, regularidade, continuidade, segurança e qualidade dos serviços e do atendimento prestado aos consumidores. Nos anos 2010, foi inaugurada a primeira subestação própria. Atualmente, está em construção a segunda subestação.

Hoje, a Cermoful atende localidades dos municípios de Morro da Fumaça, Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Urussanga e Pedras Grandes. Além dos trabalhos para o fornecimento de energia elétrica, outra constante da Cermoful é o investimento na área social, com investimentos em cultura, lazer e saúde para os associados e comunidade em geral.
Ao longo da história, a Cermoful foi presidida por Jorge Silva, Paulino Bif, Claudionor Vasconcelos, Armando Bif e Ricardo Bittencourt, além do atual presidente Rudy Recco.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo