Geral

Centro de Triagem de Resíduos entra em funcionamento em Morro da Fumaça

Centro de Triagem de Resíduos entra em funcionamento em Morro da Fumaça
Gabriela Recco

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Fumacense trabalha no espaço que pretende gerar emprego e renda, além de cuidar do meio ambiente.

Um audacioso projeto de coleta seletiva de material reciclável deu início nas últimas semanas em Morro da Fumaça. Depois da conclusão do Centro de Triagem de Resíduos, no Bairro Capelinha, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Fumacense (ACMRF) começou os trabalhos após vencer um chamamento público.

O local de separação do material foi construído pelo Governo Municipal e toda a coordenação do projeto é da Fundação do Meio Ambiente (Fumaf). Nos últimos dias o Centro de Triagem já começou a receber resíduos recicláveis e a venda dos materiais será revertida para o desenvolvimento da associação criada há cerca de um ano. Luciano Donato Bukaski é o atual presidente da Associação de Catadores.

“É uma estrutura de aproximadamente 400 metros quadrados que servirá para a separação do material e venda dos materiais. A administração municipal seguirá prestando todo o apoio, inclusive contribuindo financeiramente depois de um ano de funcionamento do Centro de Triagem. Além de gerar emprego e renda, esse trabalho vai diminuir os gastos com coleta de lixo”, destaca o prefeito Noi Coral.

A intenção do Poder Público é continuar investindo no local com a aquisição de equipamentos e transformar o espaço para receber estudantes. “Queremos fazer um espaço para auditório para receber as escolas e ensinar sobre a importância da coleta seletiva. Entendemos a capacidade do projeto e podemos adiantar que o Governo Municipal dará todo o suporte para fomentar esse trabalho de reciclagem no município”, explica o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

A presidente da Fumaf, Silvia Roseng, explica que Morro da Fumaça recicla atualmente em média 3% do total de lixo recolhido. “O objetivo é ampliar esse percentual para 7% em dois anos. Queremos mostrar que esse projeto vai muito além da reciclagem do resíduo. Estamos tratando da preservação do meio ambiente, evitando a contaminação da água, do solo e a degradação ambiental. Esse trabalho tem ainda uma importância do ponto de vista social, e por este motivo vamos continuar dando todo o suporte a associação”, pontua Silvia.

“Todo resíduo coletado em Morro da Fumaça era encaminhado para uma associação em Urussanga, e agora vai ficar tudo aqui. Por isso queremos fortalecer a comunicação sobre a importância da coleta seletiva para toda a sociedade fumacense. Queremos no futuro ser referência no gerenciamento de resíduos sólidos”, completa.

Atualmente os veículos que fazem a coleta seletiva não passam em todos os bairros, mas a Fumaf adianta que a intenção é ampliar o serviço até julho. “Também vamos ter um local para recolher os resíduos chamados de “volumosos” (exemplo: sofá, geladeira, fogão, colchão), evitando que sejam despejados em terrenos pelo município. Estamos bem focados na reutilização destes materiais, impedindo que eles sejam enterrados em aterro sanitário”, acrescenta.

O Centro de Triagem de Resíduos fica localizado no Loteamento Abel Maccari, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 13h às 17h.

Topo