Saúde

Centro de Triagem já atendeu cerca de 300 pessoas em Morro da Fumaça

Centro de Triagem já atendeu cerca de 300 pessoas em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Instalado pelo Município no início da pandemia, local atende pessoas com sintomas semelhantes aos do coronavírus.

Muitas são as ações de combate ao coronavírus realizadas em Morro da Fumaça. Uma das primeiras, foi a criação do Centro de Triagem (CT) que inicialmente funcionava na comunidade de Vila Rica, sendo transferida na sequência para a área central da cidade.

Até agora, são quase 300 atendimentos a pessoas com sintomas semelhantes aos do coronavírus. A secretária do Sistema de Saúde, Francieli Maragno, se diz satisfeita com o trabalho prestado no local. “Já são quase 300 atendimentos em aproximadamente um mês. É importante ressaltar também que contamos com uma equipe fixa que se atualiza constantemente quanto às notas técnicas e normativas”, enfatiza.

A proposta do Centro de Triagem, que funciona no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, é fazer uma avaliação inicial de todos os pacientes que apresentem sinais e sintomas indicativos de síndrome gripal para identificar possíveis casos da doença, evitando superlotação e aglomeração nas unidades de saúde. “Além de facilitar o acesso dos usuários com quadro suspeito de Covid-19, o Centro de Triagem proporciona maior segurança aos  profissionais de saúde que atendem nas unidades de saúde e aos pacientes que procuram as unidades para outros serviços e atendimentos necessários”, relata a secretária.

A equipe de atendimento conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico e zeladora.  A princípio está sendo utilizada a parte superior do salão paroquial, sendo a parte inferior poderá ser ocupada também caso haja uma superlotação nos hospitais. “Temos pensado em todas as possibilidades”, cita a secretária.

Horário de atendimento

O Centro de Triagem atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, após este horário, nos finais de semana e feriados, aqueles que apresentarem sintomas gripais intensos, febre e/ou dificuldade para respirar, deverão dirigir-se ao Hospital de Caridade São Roque.

O acesso ao Centro de Triagem é pela frente do salão paroquial, na Rua Vinte de Maio, onde há uma faixa contendo a orientação.

Orientações gerais:

1 –A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas busquem o serviço somente em caso de real necessidade para evitar se expor desnecessariamente.

2- Caso procure atendimento no Centro de Triagem, vá preferencialmente sozinho. Leve um acompanhante somente se estiver apresentando dificuldade para respirar, caso tenha dificuldade para caminhar ou se for portador de alguma necessidade especial.

3- Se possível, vá até o serviço utilizando máscara (tecido, TNT, cirúrgica descartável ou outras).

4 – Em caso de dúvida, envie mensagem via WhatsApp ou ligue para o número de informações relacionadas ao coronavírus. Fone: (48) 99119-3744.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo