Saúde

Centro de Reabilitação Pós-Covid de Criciúma deve atender regionalmente

Centro de Reabilitação Pós-Covid de Criciúma deve atender regionalmente
ANTONIO ROZENG / AMREC

Os prefeitos aprovam atendimento por demanda. Assunto foi encaminhado para análise jurídica, via Cisamrec.

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estiveram reunidos, hoje à tarde (16/02), na sede para a reunião ordinária do mês de fevereiro. Entre os assuntos debatidos estava a possibilidade da regionalização do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid de Criciúma, instalado na antiga casa de saúde do Rio Maina.

Os prefeitos deliberam que o valor pago será por demanda, conforme o atendimento, o que deve custar o valor R$ 1.100,00/mensal, por paciente. Segundo o secretário Acélio Casagrande, que esteve na reunião apresentando a proposta, o atendimento semanal depende da situação do paciente, o que pode variar de dois a três atendimentos por semana. Os pagamentos devem ser feitos via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC), o que pode habilitar o atendimento não só para os 12 municípios da AMREC, mas também os 15 da AMESC, que hoje também são consorciados.

Hoje a estrutura pode atender até 200 pessoas e no futuro pós pandemia, poderá atender pacientes com problemas cardíacos e pulmonares. O prefeito Clesio Salvaro disse aos prefeitos que o local foi montado com recursos do COVID, para atender uma necessidade para dar qualidade de vida aos pacientes que contraíram coronavírus, e tiveram sequelas mais graves. A intenção é gerar série histórica, podendo no futuro credenciar o serviço junto ao Ministério de Saúde, para receber recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O assunto foi aprovado por unanimidade pelos prefeitos, e agora segue para os setores jurídicos da AMREC e do CISAMREC para credenciamento e pagamento por atendimento, conforme a demanda dos municípios.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo