Celulares de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul ganham nono dígito | Morro da Fumaça Notícias
Prefeitura Senai Cursos
Geral

Celulares de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul ganham nono dígito

Está valendo. Os números de telefones celulares dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul ganharam neste domingo (6) mais um dígito. Antes de fazer uma ligação é preciso acrescentar mais um “9” antes do número dos clientes com DDD’s 47, 48 e 49 (SC), 41, 42, 43, 44, 45 e 46 (PR); e 51, 53, 54 e 55 (RS).

O objetivo da mudança, de acordo com a Anatel, é “aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços”. Ligações para telefones fixos não sofrerão alterações, permanecendo com oito dígitos.

Costa Serviços Contábeis
Posto Pellegrin
Correa Back selo
Top Textil
Layze Guollo
Soller P

As chamadas feitas com 8 dígitos e com 9 dígitos serão completadas normalmente de 6 de novembro de 2016 a 15 de novembro de 2016. As chamadas com 8 dígitos receberão mensagem sobre a mudança de 16 de novembro até 13 de fevereiro de 2017. O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para celulares nos estados mencionados, independentemente do local de origem da chamada.

Aplicativos

Quem quiser mudar os números de suas agendas de smartphone automaticamente, pode recorrer aos aplicativos especializados. Tanto Embratel como Oi oferecem programinhas para acrescentar o número nome no devido lugar. Ambos os apps estão disponíveis para download nas lojas de Google e Apple, sob o nome Embratel 9º Dígito e Oi 9º Dígito.

Jornalista João Manoel Neto / Tele Síntese

Cermoful
Topo