Geral

2ª Cãominhada de Morro da Fumaça é remarcada para o dia 31 de maio

2ª Cãominhada de Morro da Fumaça é remarcada para o dia 31 de maio
Edson Padoin/PMMF

Evento precisou ser adiado em razão das condições climáticas prevista para este domingo (26).

O Governo de Morro da Fumaça informa que a 2ª Cãominhada do município foi remarcada para o dia 31 de maio. Inicialmente prevista para este domingo (26), a ação precisou ser adiada em razão das condições climáticas, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos participantes e dos animais.

Promovida pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fumaf), em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), a iniciativa busca orientar a população sobre os cuidados básicos com os animais, incentivar a guarda responsável e sensibilizar sobre o abandono de animais domésticos.

A programação será mantida, com saída às 14h, em frente à Praça Fernando Zanatta, com destino ao parque infantil próximo ao Samae. Pontos de hidratação estarão disponíveis ao longo do percurso, assegurando conforto aos participantes e seus pets.

De acordo com a diretora da Fumaf, Silvia Sartor Roseng, a Cãominhada tem um papel importante na construção de uma cultura de respeito e cuidado com os animais. “Quando a comunidade se envolve, a gente avança na conscientização e também no enfrentamento do abandono. É uma ação que ajuda a formar uma rede de proteção, estimula atitudes responsáveis no dia a dia.”

Além do passeio, o evento também busca dar visibilidade ao trabalho de entidades e voluntários que atuam na proteção animal, incentivar doações e fortalecer o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal.

Para participar, é obrigatório o uso de guia durante o trajeto. Animais de grande porte ou com comportamento agressivo devem utilizar focinheira, conforme orientação dos organizadores.

Topo