Saúde

Câncer ginecológico é tema de live nesta terça-feira

Câncer ginecológico é tema de live nesta terça-feira
Clara Fernandes / Novo Texto Comunicação

Setembro é o mês de conscientização sobre câncer ginecológico e a campanha “Setembro em Flor”, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos/EVA, tem como propósito orientar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico da doença. Anualmente, pelo menos 30 mil mulheres recebem o diagnóstico de algum tipo de câncer ginecológico.

De acordo com a médica ginecologista, Luciana Isolde Nunes, da Clínica Mova, em Criciúma, é muito importante discutir este tema. “A prevenção é sempre o melhor caminho. É considerado câncer ginecológico o de colo de útero, ovário, endométrio, vulva e vagina. O tumor de colo de útero é um dos mais recorrentes, mas é possível de detectar na fase inicial com exames simples, como o Papanicolau”, destaca a médica.

A ginecologista ainda destaca que muitas mulheres que já possuem uma vida sexual ativa chegam ao consultório sem nunca ter feito este exame. “Por isso, precisamos urgentemente falar sobre prevenção”, pontua.

Amanhã, terça-feira (28), a partir das 19h, a médica estará em uma live no Instagram com a jornalista e diretora do Portal Morro da Fumaça Notícias, Gabriela Recco, falando sobre os diferentes tipos de cânceres ginecológicos em alusão ao Setembro em Flor. “É uma grande oportunidade para as mulheres de conversar, trocar ideias e, claro, tirar dúvidas. A prevenção é sem dúvida menos dolorosa para a mulher e para os familiares. Levar informação é o papel do jornalismo e por isso convidamos as mulheres para participarem”, coloca a jornalista.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo