Saúde

Câncer ginecológico: médica reforça em live necessidade de prevenção

Câncer ginecológico: médica reforça em live necessidade de prevenção
Clara Fernandes / Novo Texto Comunicação

O Portal Morro da Fumaça participou na noite de terça-feira (28) de uma live com a ginecologista e obstetra, Luciana Isolde Nunes, da Clínica Mova. Ela falou sobre cânceres ginecológicos e a importância da prevenção em iniciativa que teve a mediação da jornalista Gabriela Recco. Anualmente, pelo menos 30 mil mulheres recebem o diagnóstico de algum tipo de câncer ginecológico segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“O exame preventivo é de extrema necessidade para detectar alguma doença. Geralmente os cânceres num todo, sejam ginecológicos ou não, costumam aparecer de forma silenciosa porque eles atingem células. Esse é nosso medo. Da paciente já chegar com a doença avançada. Alguns cânceres dão sinais mais específicos e visíveis do que os outros. É o caso do câncer de endométrio, que é mais comum em mulheres com idade mais avançada no pós menopausa”, frisou Luciana.

Durante uma hora ela respondeu perguntas e interagiu com internautas através do Instagram. A live evidenciou a campanha Setembro em Flor, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), que tem como propósito orientar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico da doença.

“A prevenção é o caminho. O ginecologista deve ser procurado uma vez ao ano para check up médico, inclusive fazer o preventivo. Na adolescência, temos que enfatizar a vacina HPV, para as meninas de 9 a 14 anos. Lembrando que é única forma vacinal de prevenir um câncer e é gratuita. E claro, o uso do preservativo. Ele elimina a possibilidade geral da transmissão do HPV. E a não existência de parceiros múltiplos. Isso evita as doenças sexualmente transmissíveis”, acrescentou.

A live completa pode ser acompanhada clicando aqui. “Foi uma iniciativa inédita para o Portal Morro da Fumaça Notícias e o retorno foi excelente. Isso é prova de que as pessoas estão dispostas a receberem informação com qualidade e seriedade. Essa iniciativa reforça o papel do bom jornalismo. Agradeço muito a médica Luciana Nunes pela disposição e a todos que participaram deste bate papo”, destaca a jornalista Gabriela Recco.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo