Geral

Campanha busca resgate de fotografias do século passado

Campanha busca resgate de fotografias do século passado
ASSESSORIA DE IMPRENSA

A paisagem da bacia do rio Urussanga que refletia a perfeita harmonia entre a mata nativa e os rios foi sendo modificada ao longo dos anos pela intervenção humana. Apesar disso, o cenário foi eternizado na história por meio de memórias e fotografias daquela época. Com o intuito de resgatar os registros deste período e a forte ligação da população com o rio, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga lança a campanha “Um Século de Memórias: Rio Urussanga da Nascente à Foz”, que contará com três premiações.

O objetivo da campanha é obter registros fotográficos entre os anos 1900 e 2000, a fim de buscar uma aproximação com a sociedade no intuito de mostrar as mudanças do rio Urussanga, sua importância, seus usos da água no passado, suas paisagens, bem como resgatar o sentimento de pertencimento dos cidadãos vinculado ao território da bacia hidrográfica, desde as suas nascentes até a foz. “Num primeiro momento, esperamos que com este resgate as pessoas possam começar a observar o rio, ver e sentir pertencentes deste território”, pontua a técnica em recursos hídricos da AGUAR, Rose Maria Adami.

Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, a campanha vem ao encontro com a aproximação da finalização do Plano de Recursos Hídricos. “Quando o plano de ações começar a ser discutido, implementado, pensado e divulgado, já teremos dado este grande passo a fim de incentivar as pessoas a olharem novamente para o rio”, salienta.

INFORMAÇÕES SOBRE A CAMPANHA

As fotografias que serão enviadas para a campanha deverão ser do rio Urussanga e seus afluentes na área de abrangência dos municípios inseridos na bacia hidrográfica: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga. As inscrições gratuitas seguem até o 1º de março de 2020 e podem ser efetuadas no escritório sede do Comitê, na cidade de Urussanga, ou pelo site:  https://cbrurussanga.wixsite.com/comite – na aba Campanha de Fotos.

Serão aceitas fotografias registradas no período de 1900 a 2000 que poderão ser enviadas digitalizadas no ato de preenchimento do formulário online ou, caso ocorra problemas no carregamento, para o e-mail: imprensa.cbhru@gmail.com, ou ainda podem ser digitalizadas no escritório sede do Comitê Urussanga. Cada participante poderá inscrever até cinco fotografias.

A Comissão de Seleção irá selecionar três fotografias para premiação. O primeiro lugar ganhará um dia (Day-Use), durante a semana, nas águas termais no Hotel Internacional Gravatal, com direito a acompanhante, contemplando almoço e piscinas, oferecido pela agência DS Travel Tur. Já o segundo vencedor irá desfrutar de um café campeiro, incluindo cinco acompanhantes, com visita acompanhada de guia à cachoeira da Pousada Vale dos Figos, oferecido pela Rota Ecoturismo & Aventura. O terceiro lugar terá direito a uma saída fotográfica, com acompanhante, orientada pelo fotógrafo Augusto Trevisol, instruindo técnicas de registros em meio a natureza.

A entrega da premiação será na semana do Dia Mundial da Água, entre os dias 23 a 27 de março de 2020. As fotografias selecionadas na campanha “Um Século de Memórias: Rio Urussanga da Nascente à Foz” irão compor uma exposição fotográfica itinerante que percorrerá as sedes das diferentes organizações membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo