Saúde

Caminhada alerta para importância da prevenção das deficiências

Caminhada alerta para importância da prevenção das deficiências
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Dezenas de pessoas percorreram a Rua 20 de Maio, no Centro de Morro da Fumaça, com faixas e cartazes, alertando para a importância da prevenção das deficiências. O ato contou com a parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, destas, 70% poderiam ser evitadas. Com isso em mente, o Governo Municipal se uniu com a Apae para enfatizar a importância da prevenção.

“Desde que assumi a Secretaria de Saúde, mantemos contato com a Apae e outros orgãos, sempre falando desta questão, então decidimos por realizar esta caminhada para conscientizar e levar as ações realizadas ao conhecimento do público”, fala o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Após a caminhada, os alunos dos nonos anos de escolas da Rede Municipal de Ensino aproveitaram para fazer o teste de tipagem sanguínea realizada pelos profissionais da Saúde do Município.  Fonoaudióloga da Apae, Cristiane D’Acampora Guazzi, destaca que Morro da Fumaça é pioneiro a nível de Brasil na tipagem sanguínea em massa dos alunos do nono ano. “A tipagem sanguínea é importante na prevenção das deficiências e na descobertas de doenças. Agradeço a  parceria das secretarias que abraçarem esta causa e as escolas que se organizaram para participar. O Município sempre nosso parceria”, salienta.

Lei Municipal

Morro da Fumaça tem, inclusive, a Lei 1.879/2018, que estipulou na cidade o “Agosto Laranja da Prevenção de Deficiências”, que passou a fazer parte do calendário do município e reforça as atividades durante todo o mês. “Este é um momento de agradecimento pelo envolvimento de todos  em um movimento que reúne Apae, Saúde, Educação, mostrando a importância da prevenção das deficiências. Obrigado também pela dedicação dos profissionais das secretarias e da Apae que é uma referência em Santa Catarina pelo trabalho feito, pelo carinho com todos os alunos”, relata o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Durante o mês, os alunos da Rede Municipal de Ensino ainda participaram da III Gincana da Prevenção. Durante a iniciativa, eles assistiram a uma palestra sobre o assunto. “A prevenção das deficiências é um assunto que deve interessar a todos os cidadãos já que uma em cada dez pessoas é portadora de algum tipo de deficiência. “É muito importante esta parceria com a Apae para levarmos aos nossos jovens a importância da prevenção. São ações simples, porém de impacto que promove a conscientização”, comenta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

Profissionais da Secretaria de Saúde permaneceram no Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson para realizar o teste de tipagem sanguínea. “Através de parcerias percebemos que muitas coisas acontecem, e este ato é mais uma prova. Estamos satisfeitos em ver tantas pessoas, envolvidas. Agradecemos a Apae por estar conosco nesta iniciativa”, diz o prefeito, Noi Coral.

Caminhada alerta para importância da prevenção das deficiências Caminhada alerta para importância da prevenção das deficiências

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo