Especial

“A Câmara de Morro da Fumaça é referência na região pelo desempenho e trabalho”, destaca Formentin

“A Câmara de Morro da Fumaça é referência na região pelo desempenho e trabalho”, destaca Formentin
GABRIELA RECCO

O vereador Luciano Formentin foi eleito em 2020 com 406 votos e neste primeiro ano de mandato foi eleito presidente da Câmara. Entre as ações implantadas na sua gestão, ele destaca a mudança tecnológica no Legislativo nos últimos meses.

“Foram diversas ações voltadas para melhorar a integração do Legislativo e cidadão. Desde o início, a intenção foi garantir que os trabalhos dos vereadores fossem o mais transparente possível, criando meios para facilitar o acesso à informação e aos debates realizados nas Sessões Ordinárias”, coloca Formentin.

A transmissão que era analógica foi transformada em digital e disponibilizada em outras redes sociais como Facebook e Instagram, além do Youtube que já era utilizado. Um novo site da Câmara de Vereadores foi ao ar, mais dinâmico e interativo, que permite que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo com acesso a internet consiga acompanhar as proposições que são debatidas em plenário na íntegra.

“Por conta da pandemia, o público que começou a nos acompanhar online triplicou. Pouco a pouco, alguns estão indo presencialmente, mas isso não afetou o número de pessoas que nos assistem online. É incrível”, expressa.

Economia com informatização

O presidente do Legislativo explica que hoje todos os vereadores contam com um computador que está sendo utilizado durante a Sessão Ordinária. “Estamos nos adaptando a esse meio. A intenção é que todo esse processo informatizado reduza custos de impressão, economizando em papel e tonner, uma atitude sustentável que aos poucos tenho certeza de que será 100% implantada no Legislativo”, acrescenta.

700 proposições votadas

A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça já debateu e votou neste ano mais de 700 proposições entre Indicações, Requerimentos e Projetos de Lei. Na última semana foi implantada também mais uma ferramenta chamada “Banco de Ideias Legislativas”, onde qualquer cidadão fumacense poderá entrar no site e cadastrar sua ideia, para colaborar de alguma forma com o município.

“Eu penso que os vereadores da atual Legislatura cumprem muito bem o seu papel e de maneira geral todos se complementam, pois são pessoas que possuem bagagem e conhecimento sobre as mais diversas pautas e aspectos do município, o que gera um debate saudável”, afirma.

Desafios da pandemia

A pandemia, segundo Formentin, foi o principal desafio encontrado para todos. “Sentimos a responsabilidade nesse momento como Legisladores em buscar soluções e ideias em conjunto com o Poder Executivo e sociedade para que de alguma forma diminuíssemos o máximo as perdas neste triste período. Nós vereadores também tivemos que nos adaptar quanto a tecnologia e como nos comunicamos com o cidadão, admito que está sendo um desafio para todos nós, mas de certa forma também nos aproximou das pessoas e nos trouxe aprendizado”, assegura.

Renovação no Legislativo

A renovação do Legislativo foi surpreendente na eleição de 2020, com a reeleição de apenas um vereador. Para Luciano Formentin, a mudança faz parte de uma nova era política onde o cidadão assume o seu protagonismo como responsável em escolher quem entra e quem sai da vida pública.

“Quem hoje ocupa um espaço no Legislativo como vereador sabe a responsabilidade que tem com o contribuinte e com cada morador de Morro da Fumaça, sendo seu eleitor ou não. Hoje na posição de presidente do Legislativo fumacense, afirmo que as portas da Câmara sempre estarão abertas para qualquer pessoa ou instituição de Morro da Fumaça”, garante.

Ele completa dizendo que todos hoje estão cientes dos atos e como executam o trabalho, as pessoas cobram e com o uso da tecnologia e redes sociais não tem desculpa. “Claro que cada vereador tem uma forma de atuar e seu próprio pensamento, mas de modo geral essa é a situação em todo Brasil. Quanto mais percebemos o poder que o voto tem, mais pessoas boas irão ingressar na política. Posso dizer com certeza que a Câmara de Morro da Fumaça é referência na região pelo desempenho e trabalho realizado até então”, avaliza.

Troca de partido e candidatura a deputado

Questionado sobre seu caminho político com a fusão dos partidos PSL e DEM, formando a União Brasil, Formentin admite que tem alguns convites. “A partir da homologação e junção terei 30 dias para escolher um novo partido. Confesso que representantes de diversos partidos já conversaram comigo. Os partidos PL e PTB são os que tenho maior afinidade”, admite.

Outra especulação que circula o ambiente político é a possibilidade de Luciano Formentin disputar a eleição de 2020 como candidato a deputado estadual. “Recebi convites, mas no momento vou focar na minha Legislatura, acredito que tenho muito a colaborar ainda no Legislativo e com a cidade”, pontua.

“A Câmara de Morro da Fumaça tem sido uma experiência incrível, onde estou tendo a possibilidade de executar diversas ações que sempre imaginei quando era estudante, morador desta cidade e não almejava ainda entrar na política. Quero ser um incentivador para novas gerações e da juventude fumacense”, finaliza o presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo