Política

Câmara de Morro da Fumaça está iluminada em alusão ao Outubro Rosa

Câmara de Morro da Fumaça está iluminada em alusão ao Outubro Rosa
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

A  Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça aderiu ao Outubro Rosa e iluminou a fachada como forma de conscientização.

A fachada da Câmara Municipal de Morro da Fumaça estará iluminada com a cor rosa, em todos os dias do mês de outubro, na qual representa o mês de conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB) foi quem sugeriu a ideia, e falou sobre a importância em conscientizar  a população feminina em buscar o diagnóstico precoce para identificação de doenças que acometem a saúde das mulheres.

“Hoje temos três vereadoras na Câmara de Morro da Fumaça e precisamos dar exemplo nas pautas femininas, principalmente quando se trata de saúde pública. A iluminação da fachada no Legislativo é uma forma de incentivar as mulheres de nossa cidade a buscarem orientação e prevenção, para lembrarem de não deixar passar em branco o cuidado com a saúde, principalmente no mês de outubro, onde várias ações serão realizadas no municipio”, explicou a vereadora Jorgia.

O presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Formentin Pereira (PSL), afirmou que aceitou prontamente a  ideia da vereadora e que saúde pública também é de responsabilidade do Poder Legislativo. “É uma maneira do Legislativo demonstrar apoio e solidariedade com a causa. Trata-se de uma questão de saúde pública, e nós vereadores devemos sempre dar exemplo e incentivo para que nossos cidadãos cuidem de sua saúde. O mês de outubro é um mês dedicado à saúde das mulheres e a sugestão da vereadora Jorgia é muito válida com a pauta”, parabenizou.

É a primeira vez na história que o Legislativo fumacense utiliza a iluminação da fachada como forma  de conscientizar a população feminina sobre o tema. “Ficou lindo o resultado e espero que isso reflita também no principal objetivo, que é incentivar as mulheres de nossa cidade a cuidarem mais de sua saúde e fiquem sempre atentas com relação ao câncer de mama”, finalizou Jorgia.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece neste mês de outubro em conscientização a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, é válido para a atenção das mulheres quanto à necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula a importância e um olhar espontâneo ao autoexame das mamas.

No Brasil, o décimo mês do ano demorou um pouco mais para chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha no país se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa, mas somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite. A maior preocupação continua com o número de mortes por esse tipo de câncer que permanece em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo