Política

Câmara de Morro da Fumaça debate ideia para entrega de exames e remédios em casa

Câmara de Morro da Fumaça debate ideia para entrega de exames e remédios em casa
SAMUEL WOYCIEKOWSKI – CÂMARA DE VEREADORES

Indicações à secretaria de saúde sugere programa para entrega de medicamentos e exames na casa de portadores de doenças crônicas e incapacidade motora.

Os vereadores Alison Felix Bertan (PSD), Jorgia Guglielmi (PSDB), Laenio da Silva (MDB) e Silvana de Vasconcelos (MDB) tiveram aprovadas duas indicações na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça que serão direcionadas ao Prefeito Municipal e Secretária de Saúde, sugerindo a criação de dois programas “Remédio em Casa” e “Exame em Casa”.

Os programas sugeridos são para garantir a entrega domiciliar de medicamentos e exames para portadores de doenças crônicas e com incapacidade motora que não podem se dirigir até as unidades de saúde ou farmácia central para receber os remédios.

O vereador Alison Felix Bertan (PSD) afirmou que a necessidade de sugerir a criação dos programas surgiu com pandemia que impossibilitou muitos a saírem de casa por questões de saúde. “Muitos pacientes com doenças crônicas ficam preocupados na hora de buscar um remédio ou exame. Eles ficam com medo de expor ou não contam com condições de estarem se dirigindo até um outro local para obter os remédios que são fornecidos pela secretaria de saúde”, afirmou o vereador.

A vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) disse que a ideia é executada em outros municípios e citou Blumenau como exemplo, onde o projeto já é colocado em prática. “Em momentos de pandemia precisamos nos adaptar, muitas pessoas passam por dificuldades. Há muitos pacientes que não conseguem se locomover, estão acamados e até mesmo não possuem condições financeiras de saírem de casa para buscar um remédio. Essas proposições vieram para promover garantias para a população”, comentou a vereadora.

O Presidente do Legislativo, Luciano Formentin Pereira (PSL), enfatizou a importância do debate na Câmara de Vereadores e afirmou a necessidade de um estudo por parte do Poder Executivo para implantação dos programas na cidade, já que a demanda exigirá profissionais e servidores para atuarem. “Cada cidade tem uma realidade diferente, acredito que haverá uma grande demanda e será preciso profissionais para atuarem no sentido de garantir a real funcionalidade da ideia”, disse.

O Vereador Robson Francisconi (PP) lembrou do projeto de lei de sua autoria que foi aprovado no fim do ano passado que permite que a prefeitura entregue exames de forma digital. “Essa lei pode ser uma alternativa para quem tem limitações de locomoção em poder ter acesso aos exames online na internet. Em relação aos remédios em casa, nesse momento a prefeitura conta com três farmacêuticos e acredito que após a pandemia daqui um tempo seja possível fazer algo nesse sentido, já que precisa de pessoas para colocar em prática tal ideia ”, explanou.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo