Saúde

Calor excessivo: Médico recomenda atenção com a saúde durante o verão

Calor excessivo: Médico recomenda atenção com a saúde durante o verão

As altas temperaturas dos últimos dias trazem um sério alerta ao corpo humano. O organismo sofre mudanças com o calor e pode provocar queda de pressão, tonturas, queimaduras na pele e desidratação, entre outros problemas.

O médico endocrinologista da Clínica Mova, em Criciúma, Drº Marcos Maffioletti, orienta sobre os principais cuidados nesta época. “Manter-se bem hidratado, preferencialmente, com água, e consumir de dois a três litros por dia. Não expor ao sol entre 10h e 14h, e estar sempre de protetor solar, repassando a cada período de duas horas, do acordar ao anoitecer”, recomenda o médico.

Segundo o endocrinologista, crianças, gestantes e idosos são os que mais sofrem com o calor excessivo. “Devido ao maior potencial de desidratação, principalmente, os idosos, que com o envelhecer perdem a noção de sensação de sede e acabam não tomando água corretamente”, alerta.

Quem pratica atividade física também precisa de atenção redobrada neste calor. “É bom adaptar os afazeres. Aqueles que tem uma atividade mais intensa, que costumam treinar ao meio dia, neste período de altas temperaturas devem optar por treinar cedo, pela manhã”, explica.

Gabriela Recco

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo