Variedades

Banda Sinfônica do Exército se apresenta em Criciúma no próximo dia 21

Banda Sinfônica do Exército se apresenta em Criciúma no próximo dia 21
COM INFORMAÇÕES DO PORTAL VENEZA

A Banda Sinfônica do Exército estará no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, no próximo dia 21 de outubro, às 20h.

A apresentação atende solicitação do Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Florianópolis, para a realização de um tour da banda pelo Estado de Santa Catarina.

A apresentação é aberta ao público, e os ingressos podem ser retirados na sede do 28º GAC, nos dias 15, 16, 17 ou 18 de outubro das 10h as 16h, mediante a troca por um quilo de alimento não perecível.

A Banda Sinfônica do Exército é composta por um Tenente, 56 Sargentos masculinos, 11 Sargentos femininos, e três soldados. Ao todo, estarão no sul do Estado 71 militares.

“A Banda Sinfônica do Exército é fruto de um exitoso projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural Exército Brasileiro, a Funceb, uma entidade civil sem fins lucrativos, nascida da inciativa do empresariado brasileiro com a finalidade de atender às atividades de natureza cultural, educacional, de comunicação social, de preservação do meio ambiente e de assistência social desenvolvidas pelo Exército Brasileiro”, explica o oficial de Comunicação Social do 28º GAC, Capitão César Costa.

A apresentação em Criciúma é uma parceria do Exército Brasileiro, Fundação Cultural do Exército, 28º Grupo de Artilharia de Campanha, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Poupex. “Além dos instrumentos normais de uma banda militar, como palhetas, metais e percussão, a Banda Sinfônica conta com harpa, violoncelos, contrabaixos acústicos, piano e instrumentos de percussão sinfônica, como vibrafone, xilofone e tímpanos, o que a torna única”, acrescenta o Capitão César Costa.

A Banda Sinfônica do Exército

Criada em 25 de junho de 2002, pelo então comandante do Exército, General Gleuber Viera, a Banda Sinfônica está sediada na capital paulista e tem como plano de ação fazer da música um bem comum, como parte das atividades culturais do Exército, estabelecendo um elo artístico-cultural com a sociedade brasileira, constituindo-se verdadeira alavanca estratégica para a difusão da música e das tradições da Força Terrestre.

Ao longo dos anos, apresentou-se nas mais importantes salas de concertos do Brasil, recebeu importantes solistas nacionais e internacionais e diversos prêmios, destacando-se o de “Melhor Projeto de Música Erudita” e o “Prêmio Especial de Cultura”, ambos concedidos pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA.

Reúne um repertório específico para bandas sinfônicas e transcrições de obras de consagrados compositores da música erudita e popular, nacional e internacional, que abrange os estilos Renascentista, Barroco, Clássico, Romântico e Moderno, incluindo clássicos do jazz, da bossa nova, da valsa, do samba, da MPB e de temas de filmes.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo