Educação

Aulas de música atendem 70 alunos da Rede Municipal de Ensino

Aulas de música atendem 70 alunos da Rede Municipal de Ensino
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Aos 13 anos, o aluno do 7º ano da Escola Municipal Olívio Recco, Gadiel Alves da Silva, sempre teve o sonho de aprender a tocar um instrumento. O fascínio era maior pelos de corda, como o violão. A vontade se tornou realidade a partir de 2014, quando o jovem ingressou no Projeto Música nas Escolas, da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça. O primeiro instrumento a ser dominado por Gadiel foi justamente o violão, mas o amor pela música despertou de forma tão forte que ele passou a se dedicar a outros. “Sempre achei o violão o mais bonito, mas bem no fim aprendi a tocar outros e hoje busco saber um pouco de cada um”, salienta o aluno que, entre os estilos muciais, tem preferência pela música gospel.

O Projeto Música nas Escolas teve início em 2007 através da iniciativa do professor Djalma Santos Araújo e hoje conta com 70 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino que frequentam as aulas no contraturno da escola. “Do violão, hoje lecionamos aulas de nove instrumentos, entre eles, o teclado, o ukulele, o violino e a flauta”, salienta o professor.

Mas as aulas vão além de aprender a tocar uma bela melodia. Gadiel diz que a persistência é um dos aprendizados constantes. “Muita gente desiste por julgar ser difícil, mas o Djalma, sempre que eu falava que não conseguia, me dizia para nunca desistir porque no final iríamos ver que valeria a pena. E aqui estou eu agora, sabendo tocar muitos instrumentos”, enfatiza.

Os cerca de 70 alunos não ficam somente entre as quatro paredes das salas de aula, mais que isso, eles são incentivados a se apresentar em eventos pela cidade. Djalma lembra que jovens músicos já abrilhantaram festas juninas, programação de Natal, a Maggiofest, e até mesmo o desfile de 7 de Setembro. “A música é uma grande alternativa no processo de aprendizado, por isso mantemos este projeto em nossas escolas, beneficiando os alunos. Com isso, buscamos estimulá-los a continuar aprendendo a tocar um instrumento”, relata o prefeito Noi Coral.

A secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron, também destaca a importância em manter o projeto na Rede Municipal de Ensino. “Aprender um instrumento é importante porque desenvolve as habilidades motoras dos alunos e facilita no aprendizado. São muitas as vantagens, entre elas a socialização, o conhecimento, a qualidade de vida, a persistência e a paciência. Então estamos oportunizando aula em todas as escolas do município”, pontua.

Aulas de música atendem 70 alunos da Rede Municipal de Ensino

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo